Um grupo de banhistas que estavam curtindo praia nesta última segunda-feira, 26 de abril, se deparou com golfinhos presos pela maré, na praia de Ponta Grande, Orla Norte de Porto Seguro.
Eles acionaram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, enviou uma equipe ao local.
Eram quatro golfinhos da espécie orca-pigmeia que, segundo os técnicos da Secretaria, “foram trazidos pela correnteza até à praia, ficando presos na orla por conta da maré baixa e bancos de areia e não conseguiam voltar”.
Ainda segundo a Secretaria, os quatro golfinhos devem ter se separado de um grupo bem maior, pois é típico dessa espécie de mamífero marinho, serem vistos em grandes grupos.
A equipe da Secretaria isolou a área e solicitou a presença do Instituto Baleia Jubarte que enviou uma veterinária para acompanhar os procedimentos. Funcionários de outros órgãos e voluntários de outras ONG’s também apareceram para ajudar.
Eles avaliaram a condição dos golfinhos. Um deles era uma fêmea, que estava bastante debilitada, ferida na barriga e encalhada próximo à areia, precisando de intervenção médica.
No início da tarde, a equipe técnica e os voluntários no local, com a ajuda de uma lancha disponibilizada pela Secretaria, uniram-se para salvar a vida dos golfinhos, escoltando-os até alto mar.
O coordenador de Fiscalização, Macksuel Campeche, explica que outras situações envolvendo golfinhos foram ocasionadas por redes deixadas de forma irregular no mar e que este encalhe de orcas-pigmeias foi o primeiro registrado pela Secretaria de Meio Ambiente no município de Porto Seguro. “Estamos felizes com o resultado da ação, que com o apoio da lancha da fiscalização ambiental, do Instituto Baleia Jubarte, Cippa, Projeto Budião e do Coral Vivo, conseguimos escoltar os animais até o alto mar, longe dos bancos de corais e dos recifes”, concluiu.
Por Informações: SECOM- Porto Seguro