O idoso de 72 anos que foi reanimado após ter o óbito atestado por dois médicos morreu, neste sábado (23/08), em Itabuna, no sul da Bahia. A informação foi confirmada ao g1 por um familiar de Damião José dos Santos.
O velório de Damião é realizado neste sábado, na Funéria Fasf, em Itabuna e o velório será no domingo (24), às 10h, no Cemitério Campo Santo, na mesma cidade.
Damião José dos Santos estava internado no Hospital de Base de Itabuna, para tratar uma pneumonia, mas a família não detalhou a causa da morte.
No dia 13 de agosto, o quadro dele se agravou e foi preciso utilizar aparelhos para respiração. Quando “morreu”, ele usava 100% de ventilação mecânica. Damião ficou mais de uma hora sem sinais vitais.
O médico Cristiano Conrado, auditor do Hospital de Base de Itabuna, no sul da Bahia, explicou o motivo do ocorrido.
“Havia um excesso de medicação que ainda permanecia na corrente sanguínea e ele estava sendo hiper ventilado com oxigênio, o que permitiu um acúmulo de oxigênio no sangue”, contou o profissional.
Segundo o Hospital de Base de Itabuna, o paciente teve uma Parada Cardiorrespiratória (PCR) e foram iniciadas medidas de reanimação, mas ele não respondeu. Damião manteve ausência de atividade elétrica cardíaca, de pulso e de reflexos, o que são considerados sinais compatíveis com diagnóstico de óbito
Ainda conforme o hospital, as técnicas de reanimação foram mantidas durante 15 minutos, mas o paciente não respondeu e o óbito foi confirmado.
A família de Damião foi avisada sobre o óbito e acionou a funerária para buscar o corpo. Quando a equipe estava a caminho, cerca de uma hora depois da confirmação da morte, os médicos perceberam discretos movimentos respiratórios.
“É incomum esse retorno no período que foi constatado neste caso, quase uma hora após a morte”, afirmou o médico Cristiano Conrado.
O hospital disse que há relatos de casos como este na literatura médica e não foram contestadas falhas da equipe da unidade de saúde.
Fonte: G1 Bahia