O Portal de notícias de Porto Seguro

Valorização do pescador é essencial para a atividade pesqueira em Porto Seguro

0 148

Num bate papo informal com o presidente da Colônia dos pescadores de Porto Seguro, Pedro Menezes, nesta tarde de segunda-feira, 25/11, o CEO do Grupo La Torre, Luigi Rotunno, enfatizou a importância de campanhas institucionais que prestigiem o profissional da pesca e valorize o produto e a cultura marinha.

O recém eleito presidente da Colônia relatou as dificuldades enfrentadas para resgatar a tradição pesqueira do município de Porto Seguro que, segundo Pedro, passa por um momento crítico, com pescadores desmotivados, falta de profissionais, desinteresse da nova geração pela atividade e falta de investimentos de melhoria e ampliação nas instalações da tarifa. “hoje já temos pescadores vendendo seus peixes no chão novamente, devido à limitação dos boxes existentes”, lamentou Pedro Menezes.

Tarifa de Porto Seguro

Em sua intervenção, Luigi ressaltou que a maior e principal questão a ser resolvida, é a valorização do pescador, que precisa ter a sua auto=estima recuperada. “Não existe nada neste sentido; não vemos uma campanha que destaque o pescador e seu produto na cidade. Sabemos da importância cultural e econômica da pesca para o município, mas que estão sendo negligenciadas e ignoradas, com conseqüências desastrosas para a família portossegurense”, pontuou Rotunno.

O empresário frisou também que a situação física da Rua da Tarifa e seu entorno prejudica de forma perversa a atividade dos pescadores. “Precisamos transformar essa região num belo corredor turístico. Um lugar agradável onde o turista se sinta seguro, confortável, sem dúvidas com relação à cobrança justa pelo preço dos produtos comercializados”, completou Luigi.

Ao final, Pedro lembrou que, até mesmo as carcaças de embarcações abandonadas no local, das quais já conseguiu uma autorização da promotoria local para removê-las, tem tido dificuldades para realizar a ação, por falta de logística e recursos financeiros. Sensibilizado, o CEO do Grupo La Torre, Luigi Rotunno, prometeu uma parceria com a Colônia dos Pescadores para que a ação seja efetivada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma