O Portal de notícias de Porto Seguro

SESAB emite alerta para o surto de sarampo em todo estado da Bahia

0 150

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia divulgou nesta segunda-feira, 29/07, nota alertando os municípios baianos para o risco de um surto de sarampo no estado. A medida se justifica pelo fato da confirmação de três casos importados da doença no estado.

De acordo a SESAB, um dos casos foi de uma pessoa que mora em São Paulo e chegou em Porto Seguro em junho deste ano. Os outros dois foram de uma pessoa que estava em São Paulo e chegou em Salvador e de uma menor de 12 anos que viajou para a Espanha e retornou para a capital baiana.

Esta tem sido uma nova modalidade de se alastrar doenças. Há poucos dias tivemos três casos de confirmação de uma gripe derivada do H1N1 em Porto Seguro, com uma vítima fatal. Como nos casos do sarampo relatados acima, também se tratava de um grupo de estudantes originário de São Paulo. Creio que chegou o momento das operadoras e agências de viagem reavaliarem as exigências para embarque nessas excursões para destinos turísticos com grande procura. Atestados de vacinas contra doenças contagiosas devem fazer parte desta lista.

Veja abaixo a nota na íntegra da SESAB:

“A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou um alerta para o surto de sarampo na Bahia, nesta segunda-feira (29), após três casos importados da doença no estado serem confirmados.

Segundo informações da Sesab, o primeiro caso foi de uma pessoa que mora em São Paulo e chegou em Porto Seguro, no sul da Bahia, em junho deste ano. Os outros dois foram de uma pessoa que estava em São Paulo e chegou em Salvador e de uma menor de 12 anos que viajou para Espanha e retornou para a capital baiana.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a confirmação dos três casos foi o motivo para o alerta de novos casos associados à importação da doença. O órgão informou que trabalha para a adoção de medidas para prevenção de surtos para detecção precoce da doença.

A Sesab informou que os principais sintomas do sarampo são tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo.

Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma