O Portal de notícias de Porto Seguro

Rui projeta lei contra barragens “a montante” na Bahia

0 87

Na última segunda-feira (05), o governador do estado da Bahia, Rui Costa, tendo em vista a recente tragédia ocorrida em Brumadinho, afirmou ter encomendado uma lei estadual que proíbe construções de barragens no mesmo modelo em território baiano. A técnica, também utilizada na barragem de Mariana, é conhecida como alteamento a montante e usa os próprios materiais de rejeitos para fundação da barreira de retenção em degraus.

Segundo Rui, mesmo sem o poder de licenciar, a intenção é proibir que obras nesses moldes sejam implantadas no estado, visto que o modelo, apesar de ser mais barato, é considerado o menos seguro pelos especialistas. O governador ressaltou ainda que segurança é um quesito primordial quando se trata de vidas humanas.

Em Brumadinho, além das 134 mortes confirmadas até o momento, 199 pessoas continuam desaparecidas e podem ter as buscas encerradas antes de serem encontradas. A Vale, responsável pela barragem, já se comprometeu em destruir as outras 10 barragens que possui no mesmo modelo, todas já desativadas e localizadas no estado de Minas Gerais.

Modelo de barragem por alteamento a montante

Com informações do Bahia Noticias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma