O Portal de notícias de Porto Seguro

Quinze anos após ser afastado por corrupção, Ubaldino comunica seu retorno à política em Porto Seguro

0 660

O ex-prefeito Ubaldino Júnior usou o microfone da rádio de sua propriedade nesta segunda-feira, 23/09, para anunciar à população de Porto Seguro que é pré-candidato a prefeito nas eleições de 2020.

O comunicado antecedido de provocado suspense, como vinhetas na própria rádio e vídeos postados em redes sociais, consistiu em um discurso ao estilo “Fidel Castro”, com mais de uma hora de duração, em que o prefeito escolheu como alvo, a geração de pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer a realização de suas administrações, mais especialmente os jovens nascidos entre 1990 até os dias de hoje.

Muito eloqüente e com a capacidade oratória adquirida com mestres como Valdir Pires (advogado e político baiano, falecido em 22 de junho de 2018), que mais tarde viria a ser seu algoz- era o Ministro da CGU (Controladoria Geral da União).e comandou a força-tarefa responsável pelo afastamento do prefeito em 2003, Ubaldino fez um breve histórico sobre a distribuição de terras no bairro do Frei Calixto, popularmente conhecido como Baianão, passeou nos pátios das escolas que construiu nos diversos bairros do município e consultou no Hospital da Mulher, referência na saúde durante o período em que foi prefeito municipal.

Ubaldino, Roberta e Geddel, hoje encarcerado em Brasília, por corrupção

Um enredo perfeito e necessário para se inserir no cenário político como candidato e se apresentar como um ainda jovem político promissor, arrependido dos erros que cometeu e, agora mais experiente, pronto para assumir o desafio de ser prefeito de Porto Seguro e quiçá, Governador da Bahia, retomando o sonho interrompido, “injustamente”, pelo MPF, há 15 anos.

A omissão, em seu pronunciamento, de que foi eleito e reeleito para o cargo por um partido de oposição (PSB) e que logo após a sua reeleição para um segundo mandato, aliou-se ao PFL de Antonio Carlos Magalhães, na famigerada e conhecida “Aliança Forte”, de olho nos fartos recursos que carrearia com o auxílio do “velhinho”, demonstra que o novo Ubaldino é o mesmo e velho político de trinta anos atrás. Se a intenção era se desculpar dos desvios de 50 milhões, estimados à época, e que motivaram seu afastamento do mandato pelo MPF, teria que ter sido mais convincente. E mais, para se mostrar ressocializado, como um preso que cumpriu pena de 15 anos pelos crimes que cometeu e que pagou sua dívida com a sociedade, deveria devolver o montante subtraído do município e ter a  humildade de reconhecer o ilícito cometido.

O ex-prefeito se esquece que boa parte das angústias e abandono vivenciados hoje pelos moradores tem sua origem nas ilicitudes administrativas cometidas por gestores anteriores que privaram aqueles jovens, alvos de seu discurso de hoje, muitos ainda nem eram nascidos, de avanços sociais nas áreas de saneamento, saúde, educação etc.

Portanto, ao contrário do que pensa a “família do coração” e seus seguidores, a sociedade de Porto Seguro não vê neste anúncio nada alvissareiro, algo que traga uma contribuição ou enriqueça o processo eleitoral que se avizinha. O retorno desses dinossauros políticos agrada apena àqueles beneficiados no passado e que vislumbram benesses no futuro. As opções para o futuro político de Porto Seguro aparecerão, com certeza. A cidade não se rendeu à amnésia política e não se curvará ao retrocesso. Os jovens referidos no pronunciamento do velho alcaide, além de não saberem das realizações do governo Ubaldino, também desconhecem suas estripulias. Seus pais, seus parentes, se ainda não os informaram, no momento adequado, os informarão.

Sua pré-candidatura foi lançada, “só falta agora combinar com os russos”, no caso do ex-prefeito, com a justiça e com o povo

Precisamos aqui, como referência, de políticos como o prefeito de Colatina- ES, Sergio Meneguelli, e temos cidadãos com este perfil.

Candidatos jurássicos, juntos e misturados; ninguém merece!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma