O Portal de notícias de Porto Seguro

Pianista faz trilha sonora de filme de Chaplin ao vivo no Centro de Cultura

0 23

O espetáculo audiovisual Cinepiano será apresentado pela primeira vez em Porto Seguro, no Centro de Cultura de Porto Seguro, às 19h do domingo, 25 de novembro. Único do gênero no Brasil, o projeto foi criado pelo compositor e pianista paulistano, Tony Berchmans, em 2010, e já realizou mais de 120 edições no Brasil e na Europa.

No espetáculo, Berchmans improvisa uma trilha sonora original para clássicos do cinema mudo, utilizando temas de sua autoria em intenso sincronismo com a ação e com a narrativa emocional do filme. Nesta edição, será́ projetado “O Circo” (The Circus, 1928), de Charlie Chaplin.

“Para mim, será́ uma honra levar o projeto a Porto Seguro. Este filme do Chaplin é um dos meus preferidos, porque agrada a todos os públicos, de todas as idades, e é uma aventura que brinca com várias emoções”, conta Berchmans.

O espetáculo é um raro tributo ao cinema e à trilha sonora. Trata-se de um impressionante exercício de improvisação e sincronismo, no qual o acompanhamento musical de clássicos ao vivo torna-se uma experiência audiovisual única. No espetáculo, a música narra as cenas com precisão e ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas.

Além de óbvias habilidades técnicas, Berchmans conta com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação pianística, e traz ao público um veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade. Nos últimos anos, o projeto Cinepiano passou por prestigiados espaços e eventos pelo Brasil, além de apresentações especiais em Portugal, Inglaterra, Noruega, Itália e Romênia.

A classificação é livre. Os ingressos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia). Mais informações pelo telefone (73) 3288-1388. O espetáculo será realizado pela Investe, Produção e Gestão Cultural.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.