O Portal de notícias de Porto Seguro

Novo aeroporto da Costa do Descobrimento reduz o status e o prestígio de Porto Seguro

0 2.737

O novo aeroporto da Costa do Descobrimento, anunciado e cantado em versos e prosa por alguns representantes políticos da região, que brigam, inclusive, pela sua paternidade, se analisado friamente, traz poucos benefícios para a terra mãe do Brasil.

De início o aeroporto não será mais de Porto Seguro, mas Aeroporto da Costa do Descobrimento que, como todos sabem, envolve diversas cidades litorâneas, inclusive Eunápolis. Segundo; o aeroporto será localizado no município de Santa Cruz Cabrália, que é quem auferirá as receitas e impostos advindos do fluxo comercial e das taxas e tarifas das operações aduaneiras.

E por fim, o status da terra mãe do Brasil; onde a esquadra de Cabral aportou, serão, novamente, colocadas em xeque, reavivando uma discussão sobre a maternidade da “Terra de Santa Cruz”, que parecia já extinta, com o vizinho município de Cabrália.

Portanto, cidadãos portossegurenses, aparentemente, parecem idéias ufanistas, mas na realidade é uma análise crua e sincera do que pode ocorrer com a implantação do novo aeroporto em área fora do município de Porto Seguro. Na verdade a cidade está perdendo seu aeroporto, sua importância, sua referência, além de receita em impostos. É preciso que todos se atentem a respeito, especialmente os políticos que representam o município.

Renunciar a um aeroporto em suas terras é um grande equívoco. Tem que haver uma solução que garanta o status histórico, turístico e cultural de Porto Seguro como “Terra mãe do Brasil”.

Num diálogo sobre o assunto com o pré-candidato a prefeito de Porto Seguro, o advogado Roni Guerra, pioneiro em Porto Seguro e exímio conhecedor da geografia do município, este me garantiu que há terras no município que atende às exigências de criação de um novo aeroporto dentro dos nossos limites, e mesmo se não houvesse, seria o momento de reivindicar das autoridades a remarcação dos limites territoriais dos municípios da região, para que Porto Seguro fosse contemplado com o local da obra em questão.

O local denominado como Vila Oraide, pertencente ao município de Santa Cruz Cabrália, escolhido para a localização do novo Aeroporto da Costa do Descobrimento, tem pouquíssimas relações com o município a qual pertence. Seus moradores desempenham suas atividades sócio/econômicas, na sua totalidade, do outro lado da pista, que pertence ao município de Porto Seguro.

Com a palavra deputados e autoridades para que reflitam e encontrem uma solução que impeça Porto Seguro de perder seu aeroporto e que, caso venha ser construído um novo, que seja em suas terras, consolidando seu prestígio , reconhecimento internacional e valor histórico/cultural, construído com muita luta esforço e empenho de todos que aqui aportaram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma