O Portal de notícias de Porto Seguro

Moradores cobram vacinas do calendário nacional, obrigatórias, nos postos do bairro Baianão em Porto Seguro

1 232

Moradores residentes no Complexo Frei Calixto, que reúne mais de 12 bairros na cidade de Porto Seguro, reclamam da falta de vacinas para os bebês nas UPP’s dos bairros. As reclamações mais constantes, dizem respeito à Unidade de Saúde do Bairro Parque Ecológico 1, próxima ao Colégio Paulo Souto e aos posto de Saúde do “Mercado do Povo”. De acordo uma moradora, na Unidade de Saúde do Mercado do Povo, até a geladeira da unidade está quebrada e a informação prestada pelas atendentes é que não há vacinas na cidade.

Muitas mães estão procurando nossa redação desesperadas, pois, de acordo as mesmas, existe uma campanha publicitária do governo federal, apelando às mães para vacinarem seus bebês, e o medicamento não está sendo disponibilizado na rede pública municipal de saúde. “Há dois meses estou indo aos postos e não consigo vacinar meu filho. Até agora só efetuei as vacinas BCG e a contra a hepatite “B”, aplicadas quando do nascimento do bebê”, lamenta a moradora Rosa que, inclusive, nos mandou foto do cartão de vacinação da sua criança.

Calendário de Vacina de uma moradora, que há dois meses procura a unidade para vacinar seu filho

As vacinas obrigatórias aplicadas após os dois meses de nascimento, como Pentavalente, VLE Poliomelite (VIP), e VLD Pneumocócica, não estão disponíveis nos postos da rede pública.

Os pais mais abastados e que dispõem de recursos, pagam para vacinarem seus filhos nas clínicas e hospitais particulares; já o povão! Que se ajeitem com “Parangolé”, “É o Tcham” e os Durvais Lélis, no maior réveillon de Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento.

Nossa reportagem tentou contato com o Secretário de Saúde do município, mas não obteve retorno.

  1. […] indignação, a falta de vacinas básicas e que fazem parte do calendário nacional de vacinação(leia aqui), a prefeitura municipal de Porto Seguro resolveu divulgar “nota de esclarecimento” à […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma