O Portal de notícias de Porto Seguro

Ministro do Meio Ambiente avalia potencial do turismo ecológico em parques nacionais

0 89

Em visita a Porto Seguro na quarta-feira, 17 de outubro, o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, participou da cerimônia de assinatura de concessão de serviços de apoio à visitação e turismo ecológico do Parque Nacional do Pau Brasil. Na ocasião, o ministro utilizou a palavra para analisar o potencial do turismo ecológico em parques nacionais.

Segundo o ministro, os últimos dados colhidos do segmento, apontava um salto de dois milhões no número de visitantes aos parques nacionais, ou seja , de um ano para o outro, de 8 milhões passou para 10 milhões de visitantes ao ano, registrado na última pesquisa do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio.

O fato mais importante considerado pelo o ministro é que dos 10 milhões de visitantes, mais do que a metade disso, 5 milhões, foram de turistas que visitaram os quatro parques nacionais que possuem concessão de serviços. “São os parques que a avaliação do visitante é extraordinariamente positiva. É a melhor propaganda que se tem, é quando alguém visita e se sente satisfeito com atendimento e o serviço prestado. Ele sai divulgando aquilo onde passa, não existe outro meio que alcance isso. As imagens, as fotos, enfim, tudo que eles compartilham em rede social ao redor do mundo”, proferiu na ocasião o ministro.

Conforme o ministro, apesar de serem significativos, os 10 milhões de visitantes em parques nacionais, esse número é ainda bastante tímido. “É nisto que estamos apostando. Nós temos 60% do nosso território com atrativos naturais, poucos países têm atrativos tão fortes, tão belos, num país que o clima permite a visitação o ano inteiro, com um calor humano, com a cultura, com tudo aquilo que nós temos no Brasil. Nós temos 60%, os Estados Unidos com 19% de seu território com atrativos naturais, para esse tipo de turista, esse perfil de visitante, tem 320 milhões de turistas/ano. Isto mostra um potencial de crescimento que temos, e esse potencial começa por destravar essas concessões de serviços e na qualificação dos parques federais”, aponta, continuando que “só no ano passado, na mesma pesquisa do ICMBio, esse turista deixou algo em vendas e em resultado econômico, em torno de R$ 8,6 bilhões, sendo mais de dois bilhões aos municípios de acesso a esses parques, ressaltando que nos dez milhões de turistas, mais da metade ficaram nos quatro parques que tem concessão”.

Quanto ao Parque Nacional do Pau Brasil, o quinto a ter concessão de serviços no Brasil, Edson Duarte considera um atrativo muito importante, além, é claro, da beleza natural e a biodiversidade. “Esse parque, aqui o do Pau Brasil, é emblemático e histórico, porque não é só o atrativo natural, é a própria história que o parque carrega. O rio que nasce aqui é o Rio do Brasil, primeiro rio a ganhar no país, levando seu nome. Aqui tem história!”, enalteceu e finalizou o ministro.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.