O Portal de notícias de Porto Seguro

Leitos de UTI do Neurocor são adiados mais uma vez; pacientes têm que ser transferidos para Eunáplois.

0 2.122

Mais uma vez a inauguração dos tão propalados leitos de UTIs Covid, no Hospital Neurocor, teve sua data de inauguração adiada, agora sem previsão de entrega.

Esses leitos foram anunciados, em vídeo, no mês de junho, pela prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira que, na ocasião, prometeu entregá-los até meados do mês de julho, e que estaria vistoriando as obras que estavam acontecendo no Neurocor, diariamente, para que não houvesse atrasos na programação. Desde aquela data, os dez leitos disponíveis do HDLEM (Hospital Luís Eduardo Magalhães) estavam 100% ocupados, e, até a data de hoje, nenhum leito foi entregue.

Prefeita Cláudia, no dia em que anunciou os leitos no Neurocor

O Hospital Neurocor chegou a divulgar uma nota anunciando a entrega dos leitos para a segunda-feira desta semana (27) (leia aqui), o que também não ocorreu.

A implantação desses leitos no Neurocor tem diversas facetas. Uma é de que se trata de iniciativa de um consórcio de empresários, denominado de “árvore do bem”, que arrecadou recursos entre eles- falam em R$ 400 mil-, com a finalidade de apoiar as ações de combate ao COVID-19, dentre elas, a compra desses respiradores. Outra versão é que o investimento é do Governo do Estado da Bahia e, ainda há especulações de que as obras são de responsabilidade do próprio hospital. Ninguém sabe ao certo de quem cobrar. As tentativas feitas pela nossa redação, junto ao Hospital, para maiores esclarecimentos, não tiveram retorno.

Segundo informações, o Neurocor só irá se pronunciar sobre o assunto, assim que as obras estiverem concluídas.

Não bastasse todo esse imbróglio, a Secretaria de Saúde do município passou a divulgar, a partir de ontem (29), no seu boletim diário sobre a COVID, a disponibilidade de 30 (trinta) leitos de UTIs, incorporando os anunciados 20 leitos da cidade de Eunápolis que, segundo informações, nem todos estão funcionando.

Para explicar esta guinada repentina na informação de ofertas de leitos na cidade de Porto Seguro, a prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento onde regionaliza este serviço, tratando o assunto agora, como: leitos de UTI COVID-19 do Território da Costa do Descobrimento. A estratégia foi atribuída à SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), a quem também foi apontada toda a responsabilidade pela implantação desse serviço.

Veja abaixo a nota da prefeitura:

Nota de Esclarecimento sobre os Leitos de UTI COVID-19 da Região do Território da Costa do Descobrimento

•      O Governo do Estado da Bahia através da SESAB (Secretaria Estadual de Saúde da Bahia), são responsáveis em implantar e regular os leitos de UTI COVID-19 no Estado da Bahia;

•      Os Leitos de UTI COVID-19 são regulados por  um Sistema de Regulação de Urgência e Emergência (SUREM) administrados por uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia;

•      Região do Território da Costa do Descobrimento  compreende 8 municípios:  Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Belmonte, Itapebi, Itagimirim, Itabela e Guaratinga;

•      O Hospital Estadual Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães em Porto Seguro, possui 10 Leitos de UTI COVID-19 para os 08 municípios da Região do Território da Costa do Descobrimento;

•      O Governo do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura de Eunápolis, requisitou um Hospital Privado que não estava funcionando, e implantou  um Hospital Referência COVID-19 em Eunápolis com 20 leitos de UTI COVID-19 para os 08 municípios da Região do Território da Costa do Descobrimento;

•      O Governo do Estado da Bahia contratou o Hospital Privado Neurocor em Porto Seguro, para implantação de 10 leitos de UTI COVID-19  para os 08 municípios da Região do Território da Costa do Descobrimento; (previsão em Agosto )

•      A Prefeitura Municipal de Porto Seguro  através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo Estado da Bahia, implantou o Pronto Atendimento COVID-19 na UPA 24 horas Frei Calixto   no bairro Mercado do Povo com 16 leitos clínicos , sendo 03 leitos com respiradores . No Distrito de Arraial D’ajuda, a UPA 24 horas de Arraial com 04 leitos clínicos, sendo 01 leito com respirador.  No Distrito de Trancoso, Pronto Atendimento 24 horas com 02 leitos clínicos, sendo 01 leito com respirador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma