O Portal de notícias de Porto Seguro

Índios de Porto Seguro prometem mobilização contra nomeação de Secretário de Assuntos Indígenas

0 560

A nomeação do Indígena Zeca Pataxó para  a Secretaria de Assuntos Indígenas de Porto Seguro, provocou grande revolta na comunidade indígena local. A indignação, segundo representantes das comunidades, é pelo fato de que, mesmo com 19 aldeias e dois conselhos de caciques no município, a prefeita não achou um nome sequer entre os mesmos que pudesse ocupar a pasta, sendo necessário recorrer a um indígena de Cabrália para tal

As lamentações não questionam a pessoa de Zeca Pataxó, mas o fato do mesmo não pertencer à comunidade local, o que, segundo os índios, lhe retira a representatividade.

Chama a atenção no episódio, a posse açodada do novo secretário que, após convite postado em redes sociais, pelo próprio Zeca Pataxó, com data para 08/08, acabou acontecendo nesta terça-feira, 06/08 na Câmara Municipal de Vereadores. Não se sabe o motivo da antecipação. Os comentários dão conta que o temor por manifestações no dia divulgado (08/08), convocadas pelos indígenas, foi que provocou a antecipação.

Uma pasta que deveria ser voltada inteiramente para o atendimento e encaminhamento das inúmeras reivindicações dos índios tornou-se objeto de barganha política e descaracterizada.

Prefeito de Cabrália, Agnelo Santos e Zeca Pataxó

As negociações para a nomeação do índio de Cabrália, Zeca Pataxó, não respeitou os interesses das aldeias locais, que sequer foram consultados na decisão. A Secretaria de Assuntos Indígenas é uma reivindicação antiga e justa para aqueles que vêm há anos tendo os seus direitos cassados e o seu povo massacrado. Inserir o índio na política com esse viés político equivocado, com interesse único e exclusivo nos votos; é mais um erro histórico que os condenará a mais anos de sofrimento.

A administração “fraterna” de Cláudia Oliveira que, segundo a polícia federal, criou a “ciranda da propina”para fraudar licitações e obter ganhos indevidos, inova mais uma vez, criando a “ciranda dos cargos”, para aliciar lideranças e agentes políticos, numa desesperada tentativa de se manter no poder.

Desta vez, parecem ter “atiçado a onça com vara curta”, os índios de Porto Seguro repudiaram a manobra e prometem mobilização para reverter a situação.

Reproduzo abaixo carta de uma liderança sobre a nomeação, enviada à nossa redação:

“Boa tarde a todos os parentes Pataxó do Município de Porto Seguro, pessoal recebir agora a pouco um convite onde o mesmo estamos sendo convidado a participar da posse de Zeca Pataxó, como Secretário da Secretaria Indígena de Porto Seguro, diante do ato repúdio aqui dizendo que ele não nos representa, pois é um cidadão que pertence ao município de Cabrália, somos 19 aldeias no município e não podemos deixar isso acontecer. O vereador não tem legitimidade nem a prefeita para esse feito sem ouvir as partes interessadas q somos nos, a secretaria é uma proposta já antiga, tudo bem q o vereador levou pra câmara como tal, mas isso não pode acontecer pq não foi feito nem uma consulta prévia com esse nome, temos um dois conselhos de caciques no município de Porto Seguro e tão pouco sabem do que está acontecendo e o povo sendo enganado. Prefeita vc tem q ouvir as base que é povo. Isso é não pode e nem vai acontecer pq esse homem não nos representa enquanto Secretário. Respeite os nossos Direitos. #ele não. O secretário tem q ser uma indicação do povo e não dos gabinetes”.

Ass: Edir Pataxó

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma