O Portal de notícias de Porto Seguro

Foi dada a largada para a mais disputada competição nacional de futebol do mundo

0 172

Com as vitórias de São Paulo 2X0 Botafogo; Flamengo 3X1 Cruzeiro e Atlético MG 2X1 Avaí, teve início neste sábado, 27/04, o campeonato nacional mais disputado do mundo.

A 63ª edição da principal divisão do futebol brasileiro tem o mesmo regulamento dos anos anteriores, quando foi implementado o sistema de pontos corridos; com a disputa acontecendo em dois turnos. Em cada turno os times jogam entre si uma única vez, invertendo o mando de campo no segundo turno. São vinte equipes disputando entre si, com jogos de ida e volta, sagrando-se campeão brasileiro da série A, a equipe que obtiver o maior número de pontos corridos.

O campeonato deste ano de 2019 tem a participação de 10 (dez) equipes da região sudeste (Palmeiras, Coríntians, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro e Atlético MG); 04 (quatro) do nordeste (Ceará, Fortaleza, CSA e Bahia); 05 (cinco) do sul (Grêmio, Internacional, Chapecoense, Avaí e Atlético PR) e 01 (uma) da região centro-oeste (Goiás)

Ao final da competição, os seis primeiros times se classificam à Copa Libertadores de 2020, os seis clubes subsequentes se classificam à Copa Sul Americana de 2020 e os quatro últimos serão rebaixados para a Série B do ano seguinte. O campeão se classificará para a Super Copa do Brasil de 2020.

Equipe de juízes do VAR

Nessa edição foi introduzido o árbitro assistente de vídeo ou VAR (do inglês Video Assistant Referee), em todas as 380 partidas do campeonato, tendo seus custos com tecnologia e infraestrutura pagos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enquanto o pagamento dos árbitros de vídeo é de responsabilidade dos clubes, como já vem sendo feito com as equipes de arbitragem em campo.

Na edição anterior (2018) a CBF distribuiu R$ 63,7 milhões aos participantes. Destes, o Palmeiras, atual campeão brasileiro da série A, levou R$ 16 milhões.

O campeonato, que é considerado pelos comentaristas esportivos como o mais difícil do mundo, tem entre as vinte equipes que o disputam, no mínimo dez, aptas a vencê-lo, ao contrário dos maiores torneios nacionais europeus, onde, no máximo três equipes, têm condições de conquistar o título.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma