O Portal de notícias de Porto Seguro

Festejos de São Sebastião animam Trancoso e região

0 251

As comemorações pela passagem do dia de São Sebastião movimentam toda a região do extremo sul Baiano. As comemorações são encenadas de formas variadas, de acordo o local e a tradição.

Em Caravelas, por exemplo, há uma fantástica encenação, que simula uma batalha entre mouros e cristãos pela posse do santo. Uma verdadeira batalha campal, com espadas, que acontece durante três dias no distrito de barra de Caravelas.

Aqui em Porto Seguro, a paróquia que leva o nome do santo está, desde o dia 14/01, em festa. São missas diárias, com a presença de padres e autoridades eclesiásticas de outras paróquias, barraquinhas, bingos; enfim, o espaço da Praça São Sebastião tornou-se uma quermesse diária com lazer para as crianças, e iguarias e quitutes para todos os gostos.

Em Trancoso, onde a festa guarda raízes tradicionais, desde cedo está acontecendo desfiles uniformizados, com instrumentos musicais típicos para a ocasião e a programação estende-se até amanhã.

Esta é a programação do distrito de Trancoso em porto seguro

De acordo estudiosos, São Sebastião, apesar de ter nascido na França, em 256 d.C (depois de Cristo), fez carreira no exército romano e foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Essas atas eram expostas ao público nas cidades com o fim de desestimular a adesão ao cristianismo.

Seu nome de origem grega, “Sebastós”, significa divino, venerável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.