O Portal de notícias de Porto Seguro

Começa nesta terça, 06/08, a “Festa da Santa” no Santuário de Arraial D’Ajuda

0 278

 Considerado o mais antigo santuário católico do Brasil, o Santuário Católico de Arraial D’Ajuda , cuja romaria acontece a partir de 6 de agosto, com o ápice da festa em homenagem à santa padroeira do Arraial, no dia 15 de agosto, data da Procissão Nossa Senhora d’Ajuda, o vilarejo já se encontra preparado e convertido para a recepção a cerca de 20 mil romeiros de todo o Brasil, que se dirigem ao Santuário, nesta época, para se manifestarem em ato de fé e tradição.

Arraial d’Ajuda é marcado por uma tradição de romarias. A pé ou a cavalo, antigamente, famílias inteiras faziam suas peregrinações até a localidade para o período da festa, que acontece todo dia 15 de Agosto. Atrás da igreja, além da vista exuberante, existe uma fonte de água pura, considerada milagrosa por muitos.



Oração a Nossa Senhora D’Ajuda

Ó Mãe Santíssima D´Ajuda, 
Virgem Pura e Imaculada, 
ouvi como especial advogada os nossos clamores. 
Mostrai-nos o vosso poder profundo; 
o céu e a terra, o mundo inteiro vos venera, 
até o inferno a vós se rende, ó Senhora! 
Procuramos o vosso abrigo como filhos miseráveis, 
pois são mais admiráveis os vossos prodígios. 
Queremos, Senhora, Seguir vossos vestígios. 
Sede sempre nossa protetora e advogada, 
socorrei a nós e às nossas famílias, 
alcançai a todos as graças que vos pedimos, 
e enfim a eterna felicidade do céu. 
Abençoai-nos e protegei-nos, 
ó Virgem Mãe Santíssima. Amém



Para os turistas, a paisagem e a história do santuário de Nossa Senhora d’Ajuda não pode ficar de fora do roteiro. Para os fiéis, é uma oportunidade ímpar de conhecer e vivenciar um pouco de um dos mais antigos e importantes templos católicos do Brasil!

Este ano, a igreja elegeu como tema central para as comemorações no Santuário Mariana: “470 anos de fé e devoção; Bem aventurada aquela que acreditou”. Uma referência explícita à mãe do criador, que com toda a sua doçura, intercede por nós junto ao pai, nos consola, fortalece e renova a nossa fé.

Veja vídeo sobre a história do Santuário:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma