O Portal de notícias de Porto Seguro

Celebrações de Iemanjá marcam o final de semana em Porto Seguro

0 142

As tradicionais comemorações em homenagem ao dia de Iemanjá, a serem realizadas no próximo sábado (02), são as principais atrações para o fim de semana em Porto Seguro e demais municípios/distritos da Costa do Descobrimento. De Santa Cruz Cabrália até Caraíva, a programação oferece uma vasta gama de festividades e cerimoniais sagrados, abraçando fiéis de religiões como Umbanda e Candomblé, além de simpatizantes de outras crenças.

No município de Porto Seguro, destaque para o passeio de escuna organizado pela Luanda Turismo, em parceria com o Grupo Cultura Africanidade, com saída do Píer Municipal da cidade, a partir das 9h. Já em Arraial d`Ajuda, ocorre o popular cortejo, cuja concentração está marcada para às 14h na Praça São Brás, com destino a Praia dos Pescadores, onde serão realizadas as oferendas e rituais de homenagem ao orixá. Mais tarde, também em Arraial, a barraca Corujão realiza uma festa, pelo décimo ano consecutivo, com jantar e apresentações musicais, com início por volta das 19h.

As celebrações se estendem pelas demais localidades da região, com homenagens e festejos nas principais praias. Segundo a tradição, os fiéis devem oferecer velas, flores, perfumes e outros presentes para a “Rainha do Mar”, muito conhecida, entre outras características, pela sua vaidade. No entanto, as autoridades locais e grupos organizadores atentam os fiéis para os cuidados com a poluição, ressaltando a importância de celebrar o dia sem ignorar o contexto ambiental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma