Passarela Do Descobrimento Sofre Com Infraestrutura E Comércio em Baixa.

Mistura de shopping center a céu aberto com polo gastronômico, a Passarela do Descobrimento de Porto Seguro é o ponto de encontro de turistas antes da balada. Com diversas lojas e restaurantes para todos os gostos, possui um fluxo de turistas intenso durante o ano, ou deveria ter. Conhecida antigamente como Passarela do Álcool, esse ponto turístico já passou por tempos melhores. Shows ao ar livre de capoeira, apresentações de lambada e o “Capeta “eram atrações que movimentavam o local de turistas que enchiam as sacolinhas de souvenirs comprados nas lojas e se deliciavam com as barracas de doces e drinks”. Hoje um dos principais pontos turísticos de Porto Seguro pede ajuda. Falta de manutenção, de estrutura básica de apoio ao turista e aos comerciantes acabou espantando os visitantes e consequentemente alguns comerciantes.

Diversos pontos com placa de vende-se ou aluga-se.

Diversas lojas com placas de Aluga-se e Vende-se são vistas nas casas em um passeio pelo local. Durante a tarde, lojas que antigamente estavam abertas recebendo turistas, hoje ficam fechadas. “Falta turista na passarela, falta gente pra gastar! Anos atrás essa hora já tinha turista aqui!” Relata um dono de barraca de Capeta que não quis se identificar. A quantidade de turistas visitando o local diminuiu consideravelmente. Em entrevista com o Sr. Jean, Presidente da Associação dos Artesãos de Porto Seguro, foi relatado a falta de manutenção para receber melhor o turista. “A Praça da Bandeira assim como o coreto estavam cheio de buracos, reunimos os artesoes e comerciantes e compramos cimentos e latas de tinta para manutenção. Arrumamos até as rampas de deficientes físicos.”
Jean informou que a associação entrou em contato com a prefeitura antes do verão e que não foram solucionados os problemas informados. Até as árvores foram podadas pelos associados. A falta de banheiros públicos e lixeiras também são visíveis. 

 

Hoje a Passarela do Descobrimento não conta com nenhuma unidade de banheiro público e as lixeiras são insuficientes. Muitos buracos e pedras portuguesas fora do lugar também são vistos com frequência no local. Os moradores, comerciantes e ambulantes ali presentes, clamam por uma nova passarela, que seja mais atrativa e confortável ao turista. A Passarela do Descobrimento é patrimônio nosso e merece ser cuidada com mais atenção.
Durante a visita na Passarela do Descobrimento, tentamos visitar a Secretaria de Turismo, porém a mesma estava fechada.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário