Alta expectativa na temporada de Cruzeiros; mais de 600 mil turistas devem chegar ao Brasil pelos navios

A temporada brasileira de cruzeiros 2021/22 terá novidades para Porto Seguro, que voltará a ser destino de navios turísticos na Costa Brasileira. A informação foi confirmada pelo presidente executivo da Cruise Lines International Association – CLIA Brasil, Marco Ferraz, durante audiência pública virtual da Comissão de Turismo dos Câmara dos Deputados.

Até o momento há apenas um navio confirmado, o Silversea, mas a notícia já anima a economia local.  Segundo Secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo Onishi, o impacto econômico previsto pode chegar a US$ 20 milhões de dólares para 2022.

Por falta de uma marina, passageiros têm que baldear o desembarque em Porto Seguro

Não é novidade que o mercado brasileiro de cruzeiros marítimos padece de problemas crônicos. A título de exemplo, podemos citar a grosso modo, as altas taxas portuárias, a falta de investimentos e infra estrutura portuária deficiente. Como se não bastasse existem ainda questões burocráticas e trabalhistas. De acordo com a legislação em vigor 25% dos tripulantes dos navios que operam na costa brasileira devem ser brasileiros. Tal medida tem o louvável intuito de geral empregos para os brasileiros, mas por outro lado, acarreta dificuldade e burocracia para as companhias. Por conta disso tudo, nos últimos anos nosso mercado sofreu uma redução drástica, ocasionando, por consequência uma grande diminuição do número de navios que participam da temporada brasileira, inclusive com companhias tradicionais deixando o mercado brasileiro.

Mas, voltando para Porto Seguro, as notícias são animadoras, mesmo com as dificuldades relatadas acima, que atingem todo o país e com a retração natural do mercado, com o advento da pandemia da Covid-19, Porto Seguro voltou a receber os cruzeiros. Semana passada recebemos o primeiro e estão programados para o final deste ano até 2023, quatro ou cinco, que atracarão por aqui.

Mais de 500 mil hóspedes vão embarcar a bordo dos maiores e mais modernos navios durante toda a temporada. Estarão de volta às águas brasileiras os meganaviosSeaview, Sinfonia, Fantasia, Música e Poesia (MSC Cruzeiros), Pacífica e Fascinosa (Costa Cruzeiros) e Soberano (Pullmantur). Juntos, eles oferecem 531.121 leitos divididos por 144 roteiros em 575 escalas.

Em comparação com a temporada passada, a grande novidade deste ano é a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, que passará a ter embarques e desembarques, ampliando as opções para os moradores da região Sul do país. Para Marcos Ferraz, presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), a expectativa para a temporada 2022/2023 é grande. “Temos hoje destinos mais próximos de operar a temporada brasileira, é o caso de Arraial do Cabo-RJ, que teve o porto desembargado há dois meses, e Penha-SC. Temos projetos para chegar à Ilha do Mel, no Paraná, que já tem até autorização. Paraty-RJ, Vitória-ES, Itaparica-BA, Porto Seguro-BA, Maceió-AL e Aracaju-SE são outros destinos a que daremos uma maior atenção já para as próximas temporadas”, destaca Marco Ferraz.

“Nosso plano de governo já previa esta atividade para a recuperação do Turismo em Porto Seguro e temos que celebrar esta conquista. Já sabemos por meio da Associação Brasileira de Navios e pela Marinha Brasileira que há uma escala de cinco navios para o ano que vem. Estamos em contato com a CLIA e discutiremos sobre a estrutura para embarque e desembarque de passageiros e a utilização de tecnologia e equipamentos para realizar esta operação com muita segurança”, comentou Paulinho Toa Toa.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário