Estudantes de Formação Geral dos cursos da UFSB inauguraram nesta segunda-feira, 14/05, exposição intitulada “Instalação”, tendo o “lixo” como tema principal.
Coordenados pela professora Lenir Abreu, a abordagem sobre o lixo acontece no âmbito da disciplina UCP (Universidade e Contexto Planetário), e traz questionamentos interessantes e atuais sobre o descarte, tratamento e opções do uso do lixo.
A reportagem do jojô Notícias esteve no local e se surpreendeu com a criatividade e o impacto da exposição.
Todo tipo de lixo espalhado por todo o ambiente, fotografias do lixão local, cartazes com frases e informações escritas em papelão ou verso de papel cobrando participação e responsabilidade dos visitantes pelo lixo produzido, individualmente e socialmente, numa nítida provocação à reflexão do tema abordado. “Voce sabe quanto de lixo produz por dia?”, questiona os alunos.
Entre outras experiências, a “Instalação” prossegue com a colocação de alimentos, em uma lixeira, que seriam descartados como lixo e que gerarão mau cheiro. O visitante abrirá a tampa da lixeira e sentirá o cheiro. Então será apresentado aos visitantes, as composteiras da Professora Lenir como uma alternativa de não geração de lixo, com frases de incentivo e informações sobre compostagem, e alertas sobre a propagação de doenças e outros malefícios ao ser humano e meio-ambiente, que o descarte de alimentos pode causar.
Enfim, a exposição não nos ensina apenas como lidar com o lixo, mas nos obriga a fazer uma reciclagem interior, reavaliar nossos conceitos e adotar uma postura disciplinada diante da questão.
A exposição vai até sexta-feira 18/05, no auditório Monte Pascoal da UFSB na BR 367. Vale a pena conferir!!