Com -7,7°C, Parque Nacional do Itatiaia bate novo recorde e registra a menor temperatura do ano no Brasil

Com -7,7°C, o Parque Nacional do Itatiaia  (RJ) quebrou o próprio recorde e registrou a menor temperatura do ano no Brasil. A medição foi feita às 7h deste domingo (22), na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada a aproximadamente 2.450 metros de altitude. Com o frio intenso, a geada ‘pintou’ de branco a vegetação na reserva.

Na estação de Campo Belo, não oficial, que fica abaixo da estação do Inmet, a temperatura foi ainda menor. Por volta de 2h40, os termômetros registraram -9,3°C. Segundo Carlos Dias, pesquisador que monitora o clima na reserva, a temperatura pode ter sido ainda mais baixa, porém, como o sinal da estação caiu, não houve medição no decorrer da madrugada.

 Tanto a estação do Inmet como a de Campo Belo chegaram a registrar, até então as menores temperaturas do ano no Brasil no sábado (21. Entre 5h e 6h, o Parque Nacional do Itatiaia  registrou -7,6°C na estação do Inmet. Já na de Campo Belo, os termômetros marcaram -9,2°C.

A temperatura mais baixa registrada no Parque Nacional do Itatiaia  pelo Inmet foi no dia 1° de julho de 2021. Na ocasião, os termômetros marcaram -9,9 graus centigrados.

Imagens do Parque  Nacional de Itatiaia

 

 

 

 

 

 

Sobre o Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia  foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Ele fica na Serra da Mantiqueira – entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia  (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m – o quinto maior do país.

Em 2017, pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj.

Fonte= G1 Noticias

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário