A Associação dos Agricultores do Extremo Sul, o Núcleo da Costa do Descobrimento da Rede Povos da Mata e sua rede de agricultores realizam nos dias 6 e 7 de abril, das 8h às 17h, na Praça do Relógio, no centro de Porto Seguro, a 1ª Feira de Agroecologia, Alimentação Saudável e Qualidade de Vida e, também, a 1ª Feira de Troca de Sementes Crioulas.
Hortaliças e frutas (livres de agrotóxicos), bolos, geléias, pães e produtos tradicionais, a culinária indígena Pataxó, lanches vegano, vegetarianos e sem glúten e sem leite, estarão expostos para vendas.
O evento oferecerá o aprofundamento sobre um setor que vem atraindo os olhares e o paladar da população, cada vez mais atentas à qualidade de vida e ao seu bem estar. Nesse sentido, serão ministradas palestras sobre: “filosofia de vida através da alimentação”; “lixo marinho: de onde vem? E quem é seu dono?”; “alergias e intolerâncias alimentares”; “qualidade de vida”; “e o que o meu filho deve levar de lanche para escola?”.
Além do leque variado de oficinas como: formação, diversidade e conservação dos solos; compostagem; artesanato de resíduos; plantas alimentícias não convencionais comestíveis; tortas de frutas sem açúcar, farinha, sem glúten, sem lactose e sem açúcar; contadores de história; educação ambiental Parque Nacional do Pau Brasil; economia solidária; e origem dos alimentos (gincana).
O evento contará com sete estandes: projeto assentamentos agroecológicos; UFSB; rede de certificação participativa Povos da Mata; IFBA; feira de troca de mudas e sementes crioulas; espaço desapego (troca ou doação).
A feira contará com um eco-ponto para a coleta de: óleo de cozinha (trazer em garrafas pet); pilhas e eletroeletrônicos (exceto a linha branca: geladeira, maquinas de lavar, microondas, lâmpadas fluorescentes e Tvs de tubo; plasma).