Justiça determina retirada de invasores no bairro Paineiras

Para promotor “invasores são incentivados por agentes políticos”

 

Para quem ainda não sabe, o Rio dos Mangues é o responsável por todo o abastecimento de água em Porto Seguro. Assegurar sua preservação é vital para todos os habitantes do município. Nesse sentido, o Ministério Público ingressou na semana passada com uma ação para a retirada dos invasores do bairro Paineiras.

De acordo com o promotor Wallace Barros, responsável pela pasta de Meio Ambiente do Ministério Público, os invasores estavam promovendo o desmatamento nas encostas de um dos afluentes do Rio dos Mangues, e com isso, provocando o assoreamento dele.

A ação chegou à Justiça que, por meio de liminar, deferiu pela desocupação imediata dos invasores nas Áreas de Preservação Permanente – APPs.

Essa não é a primeira vez que caso como esse acontece. Pelo que conta o representante do MP, no Projeto Mangabeiras a situação foi semelhante, quando invasores promoveram o desmatamento de mata ciliar perto da bacia do Rio dos Mangues. “Muita das vezes, esse invasores são incentivados por agentes políticos, como líderes comunitários e vereadores a promoverem essas ocupações”, revela.

Ele também culpa a Coelba e a Embasa por não fiscalizarem os famigerados “gatos” que os invasores realizam no local, uma vez que tendo o fornecimento de água e luz fica bem mais fácil se adaptar.

Ainda falta marcar com a Polícia Militar e com os oficiais de justiça, mas, provavelmente, após o Carnaval, acontecerá a reintegração de posse.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário