Funai suspende nomeação de Luciano Tommy e confirma transferência do atual coordenador.

 Mais uma vez ficou demonstrado que a organização e o empenho das comunidades para fazer valer seus direitos, são de suma importância.

Após enorme pressão das comunidades indígenas de Porto Seguro e região, a Funai, em reunião com a Comissão de Caciques Pataxós, decidiu pela suspensão da nomeação do empresário Luciano e nomeou, interinamente, o indígena, Sr. Dilter, que ocupará o cargo de coordenador, enquanto o órgão procede as consultas de praxe.

O desfecho da contenda foi bastante comemorado pelas comunidades, organizações e lideranças indígenas, que, mesmo reconhecendo a parcialidade da vitória, já que o objetivo maior era a manutenção do atual coordenador, Frederico Campos no cargo, aceitaram as justificativas da Funai sobre a motivação da transferência do coordenador atual.

A Funai alega como motivo da transferência do Frederico, a necessidade de tê-lo no sul do país – Florianópolis- para solução de demandas jurídicas e fundiárias referentes aos índios daquela região, e que a experiência e competência do servidor é vital para o equacionamento dessas questões.

O órgão alertou a comissão, que não se sabe ao certo o tempo que isso demandará, e que assim que forem solucionadas essas questões no sul do país, o Fred, como carinhosamente é chamado o coordenador atual, retornará à regional de Porto Seguro, se assim o desejar.

Mais uma vez ficou demonstrado que a organização e o empenho das comunidades para fazer valer seus direitos, são de suma importância. Não fossem as ocupações, passeatas e manifestação de insatisfação com a decisão e interferência de políticos no órgão; a comunidade poderia está amargando uma nomeação, na direção regional, à revelia de sua vontade.

Esperamos que o Sr. Frederico, cujo trabalho feito na região, não somente conquistou as comunidades indígenas, mas tem também o reconhecimento da própria Funai, faça o mesmo nos pampas e retorne o mais breve possível, para dar continuidade aos projetos aprovados e celebrados pela comunidade que o adotou.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário