Católicos e religiões de matriz africana comemoram o dia de São Cosme e São Damião

O Dia de São Cosme e Damião é celebrado em datas diferentes por católicos e religiões de matriz africana

O Dia de São Cosme e Damião é comemorado em duas datas: 26 e 27 de setembro. No primeiro dia citado, os católicos festejam a ocasião. Já no segundo, é a vez da celebração das religiões de matriz africana

A data é marcada pela tradição de oferecer doces às crianças e o saboroso caruru (quiabo com camarão). De acordo com a tradição, esse costume tem origem nas religiões de matriz africana e servem como agrado aos gêmeos orixás Ibejis, filhos de Iansã e Xangô.

Cosme e Damião existiram? 

Cosme e Damião são santos com devoções antigas. Acredita-se que os dois eram irmãos gêmeos nascidos no século 3º, na região da Ásia Menor, e que exerciam a profissão de médico de maneira voluntária, sem receber pagamentos.Os santos são considerados protetores das crianças e padroeiros dos médicos e farmacêuticos.

A dupla dedicou a vida a pregar os ensinamentos de Jesus Cristo, mas sem imposições. Contudo, os irmãos foram perseguidos por espalhar uma religião proibida e acabaram mortos. Por isso, até hoje são considerados santos mártires.

Os Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d.C. Crê-se que foram médicos, e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé católicos.

Os principais templos são o Convento das Clarissas em Madri, na Espanha e a Basílica dos Santos Cosme e Damião em Roma.

A mais antiga igreja de São Cosme e São Damião do Brasil, na cidade de Igarassu (PE)

No Brasil, a igreja matriz de São Cosme e São Damião de Igarassu (PE) é a mais antiga em funcionamento. Ela teve sua construção iniciada em 1535 e finalizada apenas no século XVII. A construção da igreja é atribuída à vitória dos portugueses em 1530, sobre os índios Potiguara e os franceses que ali se encontravam..

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário