Arraial comemora dia de Yemanjá

Ilê Axé de Xapanan conduz grande leva de fiéis à praia dos Pescadores

A 18ª festa de Yemanjá promovida pela corrente de Umbanda, Ilê Axé de Xapanan, conseguiu reunir um grande número de fiéis na praça São Brás em Arraial d’Ajuda.  Cânticos à rainha do mar e aos outros orixás com toques de atabaques anunciavam como seriam os festejos.

Para a umbandista, Marilene Cardoso, é um momento muito especial. “Podemos homenagear essa santa, é algo emocionante. E todos os anos sinto a mesma coisa”, diz.

O pai de santo, José Luís, além de puxar cânticos, apresentou outros babalorixás que faziam parte do cortejo e ainda utilizou a palavra para agradecer e advertir para conscientização na preservação da natureza, incluindo o mar, no sentido dos fiéis não levarem oferendas que agridam o meio ambiente. “Uma simples folha que você oferecer à nossa Rainha, se tiver fé, vale mais do que qualquer coisa”, proferiu.

O cortejo seguiu para à Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, onde recebeu às bênçãos da santa, continuando a procissão até à praia dos Pescadores. Lá, os fiéis puderam fazer as oferendas para a Odoyá.

Apesar de ser católico, o comerciante Carlos Henrique Cruz, também é devoto da santa e levou sua oferenda ao mar. “Sou filho de pescador e meu pai nos criou com esses princípios que sigo todos os anos no dia 2 de fevereiro”, conta.

Comentários (0)
Adicionar comentário