Ritmos quentes da Bahia agitam a Praça do Relógio e o Centro de Cultura

Público se encanta com show da eterna Lambada no ponto de encontro entre nativos e turistas.

Ontem à noite, a Praça do Relógio estava lotada, mas não era só pelo movimento comum de turistas que passeiam na alta temporada.  O motivo a mais é a Lambada. Porto Seguro é a terra da Lambada. Aqui que a dança se popularizou no Brasil nos anos 90 e ficou até hoje.

E para manter essa tradição um grupo de dançarinos, professores e alunos exibem suas coreografias na Praça do Relógio todos os finais de domingo. Ontem o show começou às 22h30 e atravessou a madrugada.

O mais interessante é que é um evento aberto ao público onde o turista que está passando acaba ficando na praça atraído pelo encanto que a dança desperta. Muitas pessoas que vem de outras cidades ou países não conhecem a Lambada ou não sabem que aqui ela foi tão dançada e promovida.

Tudo começou no início dos anos 90, grupos como Kaoma e cantores como Beto Barbosa estavam estourados nas rádios de todo o País. Faziam shows por aqui e pelo mundo. Cidades como São Paulo abriram casas noturnas que eram chamadas de Lambaterias. Estavam sempre cheias, as pessoas iam quase todos os dias da semana.

Quem vinha para Porto Seguro naquela época, tinha oportunidade de dançar Lambada na areia da praia a qualquer hora do dia. Foi o auge da Cabana de Praia Bahamares, a primeira que colocou shows para agitar os frequentadores da praia de Taperapuã. Onde hoje é o shopping Porto Plaza existia uma casa noturna chamada Reggae Night que nativos e turistas lotavam para se esbaldar com o ritmo pra lá de alegre e charmoso. Muitos se apaixonavam pela cidade por causa disso e acabavam se mudando para cá. Algumas dessas pessoas estão aqui até hoje, viraram dançarinos, professores ou possuem outra atividade, mas a dança é seu principal lazer.

Depois da febre da lambada no Brasil, a chegada do Axé foi outro furacão e fez com que o ritmo ficasse esquecido e guardado como uma boa lembrança daquela geração, mas Porto Seguro conseguiu segurar a tradição. E até hoje aqui é possível dançar o ritmo que exalta leveza e sensualidade e que atualmente se misturou ao Zouk, resultando no chamado LambaZouk. Para quem viveu a época áurea da lambada e vem hoje a Porto Seguro  entra no túnel do tempo, uma viagem a um outro mundo, um sonho para quem gosta de admirar a dança ou até se arriscar e cair na pista para lembrar os passos e reviver bons momentos.

Também é de encher os olhos observar meninas novas e até crianças que não tinham nascido naquele tempo arrasarem nos passos de agora. E além da mistura de gerações e culturas, o show na Praça do Relógio é acima de tudo democrático, um evento realmente social totalmente gratuito, onde os nativos chamam o público para dançar, divulgam sua cultura e deixam uma magia para turistas do Brasil inteiro e do exterior.

Já para quem quiser investir para entrar de vez nesse clima e estiver na cidade nesta semana pode aproveitar para conferir o Porto Seguro Dance Festival 2018 que acontece até o dia 10 no Centro de Cultura. Serão apresentações, festas e workshops dos ritmos LambaZouk, Zouk, Samba de Gafieira, Axé, Zumba, Bachata e Kizomba.  Entre os organizadores a energizante e linda, professora “Patricia Lambada” e seu parceiro Mestre Didi – que foi dançarino do grupo Kaoma.

Os ingressos podem ser adquiridos pela internet ou no local, rua XV de Novembro, s/n, próximo à praça do Dendê.

Mais informações https://www.facebook.com/Portozoukfestival/

Comentários (0)
Adicionar comentário