Por que Nossa Senhora Aparecida é a santa padroeira do Brasil e 12 de outubro se tornou feriado nacional?

O feriado de 12 de outubro tem uma razão religiosa para existir, dentro da tradição católica brasileira: para a igreja, a data é dedicada a Nossa Senhora Aparecida , santa considerada a padroeira do Brasil .

Nossa Senhora Aparecida é o nome que acabou sendo dado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, 36 centímetros de altura e 2,5 quilos, que teria sido encontrada em outubro de 1717, por três pescadores no Rio Paraíba do Sul em São Paulo.

Como a santa foi “aparecida”, a alcunha logo pegou. O episódio foi considerado um milagre – e logo outros relacionados à santa foram sendo narrados. De sorte que a pequena capela originalmente erguida, em 1745, para abrigá-la passou a atrair mais e mais romeiros, e o local aos poucos se transformou em uma cidade, Aparecida.

Hoje Aparecida é o principal ponto de turismo religioso do país. Anualmente, cerca de 12 milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional – que recebeu, aliás, os três últimos papas do catolicismo, João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco. No feriado dedicado à santa, o local costuma ser visitado por 200 mil pessoas.

Antiga igreja de Nossa Senhora Aparecida visitada por D. Pedro em 1822

Devoção nacional

E como foi que a santinha foi parar no rio?

Conforme aponta o jornalista Rodrigo Alvarez no livro Aparecida – A Biografia da Santa que Perdeu a Cabeça, Ficou Negra, Foi Roubada, Cobiçada pelos Políticos e Conquistou o Brasil, o mais provável é que alguém a tenha descartado porque ela estava quebrada – e muitos acreditam que ter uma imagem quebrada de santo pode dar azar.

Já a cor original da santa muito provavelmente não era negra. Ficar anos sob as águas deve ter tornado a imagem escura tal e qual a conhecemos.

De acordo com especialistas, entretanto, a devoção a Nossa Senhora Aparecida demorou a se espalhar em todo o Brasil. Para o teólogo e filósofo Fernando Altemeyer Júnior, professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e autor de um capítulo de livro que a Editora Paulinas prepara sobre a devoção mariana no Brasil, esta fama de Nossa Senhora Aparecida se espalhou, mesmo, com o trabalho realizado pelos missionários da Congregação Redentorista, que iniciaram os serviços em Aparecida em 1895.

Atual basílica visitada por milhões de romeiros anualmente

“Lentamente, a devoção popular acabou assumida pela Igreja Católica. O fervor foi amplificado com a chegada dos redentoristas e, depois, com a construção da Rodovia Dutra. Estrategicamente, Aparecida fica no meio das duas metrópoles, Rio e São Paulo”, aponta o teólogo. “Antes, a devoção estava concentrada no Vale do Paraíba e Sul de Minas.”

A data tornou-se feriado nacional,, através da Lei nº 6 802 de 30 de junho de 1980 que decretou o Dia 12 de 0utubro como dia da santa, dedicando este dia à sua devoção.

No Brasil, neste mesmo dia, comemora-se o dia da Criança e o aniversário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; que hoje completa 90 anos.

Que cada um de nós encontre em Nossa Senhora Aparecida a esperança necessária para seguir acreditando em um Brasil de união, igualdade e prosperidade.

Viva Nossa Senhora Aparecida!!

Por Informações: Estado de Minas

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário