“A Vida é Bela! A Voz do Povo é a Voz de Deus”

Suvaco do Cabral reverencia história do Carnaval de Porto Seguro

A história dos blocos carnavalescos de Porto Seguro e uma grande homenagem às personalidades que passaram e ainda passam pela “Terra Mãe” serão cantadas no samba deste ano do Suvaco do Cabral. “A Voz do Povo é a Voz de Deus. Vem na Batucada do Mundinho… A Baianidade contagia, caiu do céu Pelé do Cavaquinho, Seu Terto, Edmundo e Poesia… Souzinha encantou esta cidade fez sonhar. Seu Trio até hoje traz saudades, bom lembrar… No Adão e Eva, Bandeiroza, Lá Vem Elas, tem cabocla arretada, tem esquenta – A vida é Bela! Reverências e menções também a Jerônimo, Vadu, Mercedes, Maria Boneca, Dona Preta e Kojack para suscitar alegres recordações dos moradores mais antigos da cidade. E para quem reside há menos tempo, as referências ao Jegue Elétrico, Barguncetes, Ninguém Segura Essas Babás, Senadinho, Galo da Madrugada e as charangas que embalam os foliões.

Este samba-enredo recheado de saudosismo e alegria foi elaborado pelos compositores Sérgio FAB, Robinho, Felipe Limão, Reis e Walter. “A intenção do bloco e dos compositores é celebrar o delicioso Carnaval Cultural da cidade, rendendo um tributo a todas as pessoas que com seu esforço e dedicação escreveram as páginas dessa arte em Porto Seguro e que são as verdadeiras estrelas dessa herança popular”, ressalta Renata Tardin, uma das fundadoras do Suvaco do Cabral.

E quem canta junto com o som da bateria e encanta a todos com seu gingado é Jailda Santos, uma das passistas do bloco, com 27 anos, nascida em Itacaré, está com o Suvaco desde o início. Fundado em 2015, o Suvaco do Cabral foi inspirado no bloco carioca Suvaco do Cristo. O desfile em Porto Seguro ocorre sempre no sábado após o Carnaval oficial, com concentração no trevo do Cabral, fechando a folia na Passarela do Descobrimento. Em 2018, bateria, harmonia, passistas, baianas e foliões do Suvaco têm encontro marcado no dia 17 de fevereiro.

Em reunião de ontem, o Subcomandante do 8° Batalhão, Carlos Eduardo Barbosa, o representante da CIPA, Capitão Ricardo Araújo, representante da Caema, Jorgeandro Reis, o agente da Polícia Civil, Rosevan Barros, o delegado da Delegacia do Turista, Dr. Rafael Zanini, o representante do 6° GBM (Corpo de Bombeiros), Tenente Henrique Barreto, o Superintendente da Guarda Civil Municipal, Sargento Fábio, o superintendente de Eventos, Gabriel Neves e o assessor de Eventos, Ubert Brito pontuaram medidas a serem adotadas para garantir a  segurança do Carnaval em Porto Seguro.

Prevenção de pânico e incêndio, estruturas e viaturas de apoio, instalação de portais entrada com segurança ostensiva, diagnóstico de riscos do entorno, presença policial reforçada nas áreas mais críticas e posto fixo das delegacias.

Para o superintendente de Eventos, Gabriel Neves, “A expectativa é de mais de 80 mil foliões por dia no circuito do evento”.

O Carnaval deste ano acontecerá de 8 a 17 de fevereiro, com festas na Passarela do Descobrimento, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Complexo Frei Calixto. O Carnaval Cultural contará com a participação de cerca de 40 blocos, a partir do dia 8 e os blocos que queiram participar do circuito oficial devem se inscrever até o dia 19 de janeiro, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na av. Portugal, número 350, na Passarela do Descobrimento.

 

destaque
Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Suvaco do Cabral

    Obrigado pela bela reportagem!!! Ficamos lisonjeados quando lemos ou ouvimos parte da nossa história contada de forma tão leve!!!