População em situação de rua receberá cuidados especiais em Porto Seguro

Para marcar a passagem do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em 19/08, foi realizada em Porto Seguro uma ação em conjunto com a Rede de Atenção à Saúde, no Centro POP, importante local de referência para essa população carente. Nessa ação, foram ofertados atendimentos médicos, atendimentos de enfermagem, vacinação contra a COVID-19 e Influenza, além de testes rápidos e encaminhamentos para outros serviços, dando continuidade a seus devidos tratamentos.

 

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua foi instituído em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, que desencadeou o início da mobilização de grupos em defesa dessa população. Considerada a maior chacina contra pessoas em situação de rua, durante o episódio, sete pessoas foram mortas e outras seis ficaram com seqüelas irreversíveis. A partir daí foi sendo articulado o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos

.

Em Porto Seguro, um expressivo número de pessoas nessa situação está recebendo atendimento em importantes necessidades sociais, de saúde e segurança, entre outras; inclusive, matéria nesse sentido foi postada aqui, no Jojô Notícias (relembre aqui). Pensando nisso, está sendo criada pela Secretaria Municipal de Saúde a equipe de Consultório na Rua (ECR), que irá oferecer cuidados em uma perspectiva integral a essa população. O foco é a promoção da saúde, a prevenção de agravos e a redução de danos, trabalhando de forma itinerante e articulada com outros serviços e espaços da rede municipal de saúde.

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Porto Seguro

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário