Realizando sempre campanhas para doação de sangue, o Laboratório Municipal de Referência Regional – Lacem- e o Hemoba comemoram a alta procura de doadores na última coleta, realizada no dia 4 de abril. No entanto, a diretora do Lacem, Maria Fernanda Stefani Françoso (Na foto, a segunda da direita para esquerda, ao lado de sua equipe), e a responsável pelo setor de capitação do Hemoba, Hivana Santos, esperam fidelizar os doadores para que as campanhas não sejam mais necessárias. “Só conseguimos atingir nosso objetivo quando realizamos campanhas e mobilizamos determinados setores da sociedade. Se de cinco pessoas, três doarem regularmente, manteriamos o nível de estoque de sangue”, disseram.
Na última campanha, muitas pessoas voltaram para casa sem realizar a doação. O fato aconteceu devido a grande mobilização feita pelo projeto Desbravadores da Igreja Adventista e pelo Colégio Cariza. “Tivemos uma grande demanda de jovens e não conseguimos atender todas as pessoas que vieram. Estamos buscando melhorar nossa capacidade de atendimento, assim como estender nosso horário para que todos que venham, possam realizar a doação”, justifica a diretora do Lacem.
Ao todo foram 162 cadastros e 131 bolsas de sangue coletadas na última campanha. Pelo que informaram, o sangue coletado no município é distribuído para diversas cidades além de Porto Seguro, que fazem parte da nossa regional. São elas: Itapebi, Itabela, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Guaratinga, Itagimirim, Eunápolis e Ilhéus.
As campanhas são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, exceto quando há feriados na semana. Nesse caso, é postergado para a semana seguinte, o que vai acontecer na próxima campanha, marcada para a segunda quarta-feira do mês de maio, dia 9 de abril, devido ao feriado do dia primeiro, data do trabalhador.
A coleta acontece no horário entre 7h30 e 13h, na Rua Bernardo Spector, ao lado do Posto de Saúde em frente ao Estádio Municipal de Porto Seguro.
Os requisitos básicos para doação são: estar em boas condições de saúde; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; apresentar documento original com foto (RG, CTPS, habilitação ou reservista); ter peso acima de 50 kg; não estar em jejum; ter entre 16 e 69 anos de idade (16 e 17 anos precisa da autorização do responsável legal); e não ter ingerido alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.