Governo do estado da BA, através das “Voluntarias Sociais realizam mutirão de saúde e cidadania em Porto Seguro.

Em visita ao local, nossa reportagem constatou um imenso movimento. São pessoas de idade, sexo e localidades variadas, em busca de consultas específicas e agendamentos de cirurgias.

Iniciou-se ontem, quarta-feira, 18/04, na Passarela do Descobrimento, uma grande feira de saúde e cidadania promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA),que se estenderá pelos dias 19 e 20 de abril.

Idealizado pela presidente da VSBA, Aline Peixoto, o evento tem a meta de atender mais de cinco mil pessoas, reunindo ações nas áreas de saúde e bem-estar, além de serviços odontológico, oftalmológico e ginecológico, entre outros.

A população vai poder fazer avaliação odontológica e oftalmológica. As Voluntárias Sociais irão disponibilizar também armações de óculos para as pessoas que apresentarem, durante o exame oftalmológico, a necessidade do uso de lentes corretivas, bem como cirurgias de catarata para idosos diagnosticados com a doença.

Na área de procedimentos médicos, serão oferecidos exames de mamografia; ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles); e ginecologia/preventivo. A população terá a possibilidade de aferir a pressão arterial, fazer a medição do índice glicêmico e obter orientação nutricional.

Os interessados em realizar procedimentos médicos passarão por uma triagem para encaminhamento dos exames que serão realizados ao longo do dia. Nos casos em que for necessária uma complementação, ocorrerá o agendamento de procedimentos para a realização posterior em unidades de saúde da cidade.

Em visita ao local, nossa reportagem constatou um imenso movimento. São pessoas de idade, sexo e localidades variadas, em busca de consultas específicas e agendamentos de cirurgias.

A primeira impressão que se tem é que não há postos de saúde e hospitais na cidade, ou que existe uma forte demanda reprimida. Mas em conversas com a enfermeira e superintendente de saúde do município, Bia, a explicação para a grande procura é que os atendimentos que estão sendo realizados priorizam as especialidades, além de ter pessoas que preferem ser atendidas por médicos de fora do município. “Tem pessoas que vieram de Vale Verde para serem atendidas aqui na feira por um clínico geral, sendo que o município tem um PSF no local que disponibiliza esse serviço”, pontuou a enfermeira.

Além disso, acrescentou o Secretário de Saúde Interino, Kerrys- que acompanhou nossa conversa- estão sendo atendidas pessoas de toda a região da “Costa do Descobrimento”, como Cabrália, Eunapolis, Belmonte, Guaratinga, Itagimirim e diversos distritos do entorno de Porto Seguro.

Vários serviços encontrados no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão, também estão disponibilizados na feira.

O município de Porto Seguro cedeu para o evento a infra-estrutura física, alimentação, e profissionais da área de saúde.

Confira a lista completa de serviços oferecidos:

  • Atendimento odontológico (extração, restauração, canal e limpeza, orientação de escovação dentária com distribuição de kits)

  • Atendimento ginecológico e orientação sobre a saúde da mulher

  • Mamografia

  • Ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles)

  • Eletrocardiograma (ECG)

  • Raio-X de tórax

  • Consultas com médicos (clínico Geral)

  • Atendimento oftalmológico para crianças e adultos (com distribuição de óculos para quem tiver necessidade corretiva) e pacientes acima de 60 anos (com agendamento de cirurgia de catarata para quem tiver indicação cirúrgica)

  • Aferição da pressão arterial

  • Medição da glicemia

  • Orientação nutricional

  • Espaço Brinquedoteca (atividades lúdicas e recreativas para a criançada)

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário