Catadores de Porto Seguro receberão equipamentos de proteção individual no aterro sanitário

Cooperativas de catadores e catadoras da região extremo sul da Bahia receberão nesta semana equipamentos de proteção individual para garantir mais segurança e dignidade na coleta de materiais recicláveis.

Em Porto Seguro, a entrega acontecerá às 9h da quarta-feira, 28 de julho, no aterro sanitário do município, localizada numa zona rural a 12 km do distrito de Pindorama.

A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com empenho do vereador de Porto Seguro, Robisson Vinhas (PCdoB), que esteve em Salvador, no gabinete do secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães, e há tempos vem lutando para garantir o benefício ao município.

Ao todo, serão beneficiados 227 trabalhadores do Extremo Sul baiano, com kits compostos por calça, camisa, bota, boné, pares de luvas, seis big bags, máscara facial com respirador 1/4 e 50 filtros para reposição.

Além de Porto Seguro, ao longo dessa semana os kits serão entregues noutras cidades beneficiadas – Eunápolis, Itamaraju e Texeira de Freitas.

A iniciativa integra o projeto Pró-Catador, que tem como objetivo apoiar a organização coletiva de 4 mil catadores e catadoras de materiais recicláveis, em 12 municípios baianos, por meio da oferta de capacitação e assistência técnica para garantia de direitos básicos, formação de redes de cooperativas e comercialização dos produtos a preços justo, além da distribuição de prensas, carrinhos elétricos, balanças e EPIs.

O projeto está em consonância com a política estadual de Economia Solidária e as metas de inclusão socioprodutiva, fomentando a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios beneficiários. Também foram contemplados trabalhadores e grupos produtivos das cidades de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina, Irecê e Barreiras.

Com informações da Ascom Setre.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário