Associação Filhos do Céu em Arraial oferece atividades para 150 crianças

Instituição realiza reforma em seu prédio no bairro São Pedro

Criada em 2009 por amigos da Paróquia São Pedro, a Associação Filhos do Céu vem se estruturando cada vez mais, para atender melhor as crianças do bairro – que leva o mesmo nome da paróquia, em Arraial d’Ajuda.

Atualmente, a instituição está passando por reformas em diversas salas do prédio, que fica localizado na Rua Ceará, paralela à Rua da Vala. O prédio dispõe de uma biblioteca, uma sala para oficina de trabalhos manuais, uma para a creche, uma para multimídia, uma para informática, uma brinquedoteca, um refeitório, uma cozinha e um salão de eventos.

Segundo a coordenadora geral Ana Lúcia de Carvalho (à direita da foto acima, ao lado da voluntária portuguesa Ana Bella Cartaxo), as obras permitirão uma melhor disposição das salas. “Estamos trocando a biblioteca de lugar e reformando o que a gente pode”, conta.

Para quem não conhece, a instituição oferece diversas atividades pedagógicas e esportivas, como capoeira, música, tecido aéreo, informática (ainda em processo de instalação), entre outros, para 150 crianças no contra turno escolar, ou seja, se a criança estuda de manhã, participa do projeto à tarde ou ao contrário. “Percebemos que as crianças e adolescentes não tinham muitas opções fora da escola e o caminho natural delas era entrar no tráfico de drogas. Por isso, nos esforçamos muito para implantar o projeto”, explica.

A associação conta com o apoio de três Ongs, que ajudam em verbas que serviram para a aquisição do imóvel e que também são utilizadas mensalmente no pagamento da mão-de-obra. São elas: Sorriso Kids (Holanda); Susila Dharma (Alemanha) e; Kinder Mission Wuick (também da Alemanha). “Essas Ongs são nossas mantenedoras durante todo o ano, mas também fazemos diversas campanhas, no intuito de arrecadar fundos, como o apadrinhamento de uma criança, o pedágio no supermercado e o bazar localizado na nossa própria instituição”, diz a coordenadora.

A Filhos do Céu também possui parceria com Ongs de voluntários como a “Para aonde”, de Portugal e a Volunter Vacations, do Rio de Janeiro.  Além disso, também conseguiu verbas, por meio do segundo edital do Juizado Especial de Porto Seguro para aquisição de equipamentos para oficinas de música e esporte. “Essas Ongs capacitam voluntários e nos enviam para ajudar no que for preciso. Já tivemos 10 provenientes de Portugal e um do Rio. A nossa maior dificuldade, no entanto, é manter o salário das cozinheiras e demais funcionários”, revela.

A instituição atende crianças entre 1 e 15 anos. “Esperamos contar com ajuda da sociedade para podermos melhorar o atendimento às crianças do bairro”, conclui.

Quem quiser ajudar a Filhos do Céu pode depositar em sua conta 7281-8, na agência 4670-1 do Banco do Brasil (CNPJ 11.378.741.000127), ou procurar no próprio endereço da instituição.

Instituição oferece oficina de capoeira para 70 crianças entre 6 e 15 anos

 

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário