Cerca de 500 alunos do terceiro ano ao ensino médio, das escolas públicas e privadas, participaram da oficina de votação simulada. “A intenção é que esses alunos sejam multiplicadores e levem para suas casas, suas ruas, seus bairros, o que aprenderam hoje”,disse Francisco Santos, funcionário do TRE.
Durante a ação, os alunos acompanharam de perto o funcionamento das urnas eletrônicas e o processo simulado de uma eleição, onde candidatos e partidos fictícios foram criados para que os alunos pudessem realmente votar.
” Eu gostei bastante pois ensinou para gente um pouco mais sobre as eleições”. Afirmou Fernanda de Souza, 14 anos, aluna da Rede Estadual.
Iniciativa
A iniciativa para levar o TRE nas escolas em Porto Seguro partiu do juiz eleitoral do município André Strogenski, que viu a importância da conscientização dos estudantes, o projeto tem como princípio, chamar a atenção dos alunos para a importância da escolha dos seus representantes, além de ensinar o eleitor a utilizar a urna eletrônica”, finalizou o magistrado.