Aconteceu em Porto Seguro, no último sábado, 26 de maio, a Escola de Formação Política Marielle Franco. A atividade foi organizada pela direção municipal do PSOL com o objetivo de reunir filiados, lideranças políticas e integrantes dos movimentos sociais para estudar e refletir sobre a teoria socialista, estimulando e fortalecendo a organização e a atuação política na cidade. Realizada na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, a primeira edição da escola de formação discutiu temas como marxismo, democracia e revolução.
Nessa ocasião, o PSOL de Porto Seguro também apresentou a pré-candidatura de Jhonatas Monteiro a deputado estadual. Natural de Feira de Santana, Jhonatas é professor da rede estadual de educação, mestre em história e militante do movimento popular. Segundo Chico Cancela, presidente porto-segurense da legenda, “Jhonatas é a expressão da expectativa de mudança que a população deseja na política, pois ele tem um engajamento com as verdadeiras lutas do povo, optando por fazer política de forma democrática, colaborativa e comprometida com a defesa dos direitos sociais”.
Para o pré-candidato a deputado estadual Jhonatas Monteiro, as eleições de 2018 acontecerá num momento de profunda crise política e econômica. Na sua avaliação, “as desastrosas políticas do governo ilegítimo de Temer têm atacado frontalmente os direitos da classe trabalhadora, ampliando as desigualdades sociais e perpetuando os privilégios em nossa sociedade”. Ao falar dos desafios de sua pré-candidatura, Jhonatas afirmou que “é preciso fortalecer a resistência ao modelo de política movido pelos interesses privados e pela força do poder econômico, construindo alternativas políticas que se assentem no compromisso com a democracia participativa, com o enfrentamento às violências e desigualdades e com a defesa intransigente dos direitos sociais. E é isso que nossa pré-candidatura está se propondo fazer”