Neto fecha com o PP, desmantela base de Rui e pavimenta caminho para o “Palácio de Ondina”

Após uma reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e deputados do PP, o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), confirmou que o seu partido poderá apoiar a candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, ao Palácio de Ondina.

Segundo informações de bastidores, o vice-governador comporia a chapa majoritária como candidato a senador, sendo que o candidato a vice, ainda está em discussão, mas com forte tendência para Marcelo Nilo (PDT)

Desta forma, o partido dos trabalhadores vê sua base política sendo destroçada, sinalizando a perda do governo estadual que, há 16 anos, comanda o destino dos baianos.

A situação parece irreversível, dada a contrariedade dos partidos da base do governo com as dúvidas e indefinições dos caciques do PT que, a princípio, lançaram a candidatura do ex-governador e senador Jaques Wagner como cabeça de chapa, em seguida, o senador Oto Alencar, com o atual governador, Rui Costa, na disputa pelo senado. O vai-e-vém sem avaliar o desejo e os interesses da base culminaram com a debandada dos principais partidos que compunha sua base, especialmente o vice-governador, João Leão, que pretendia finalizar os últimos seis meses do Mandato Rui Costa; situação que incomodava os petistas devido ao volume de obras que serão inauguradas no período e que promoveriam o partido do vice (PP) em detrimento às candidaturas proporcionais de deputados federais e estaduais na Terra de Todos os Santos.

O anúncio de que o governador Rui Costa (PT) ficará no governo do estado até dezembro deixou um clima de frustração e fúria no PP baiano.

Com a desistência de Oto (PSD) em disputar o governo do estado, o PT oficializou na sexta (11/03), a pré-candidatura do Secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues para a disputa do governo, formalizando um xeque-mate no tabuleiro político baiano.

Segundo o pepista baiano, o senador Jaques Wagner (PT-BA) descumpriu os “alinhamentos construídos fruto de amplo diálogo” e que neste momento o PP baiano precisa refletir sobre o futuro do partido na eleição local.

O PL, partido que também fez parte da base do governo na assembléia, através do seu presidente regional, já havia anunciado seu apoio à candidatura de ACM Neto.

Mesmo ainda sem confirmação formal é dado como certo o apoio do PP à candidatura de ACM Neto.

“Estão sendo analisados alguns cenários. Um deles, o PP ter candidatura própria ao Governo da Bahia. O outro, compor com a chapa majoritária do ex-prefeito de Salvador e Secretário Geral do “União Brasil”, ACM Neto. Ressalto também a reunião que tive com o governador Rui Costa na segunda-feira”, disse João Leão.

“Qualquer decisão que o PP tome sobre nossos rumos no estado será alinhada com nossas bancadas, e também passará por uma conversa com o governador Rui Costa e com o ex-presidente Lula, com quem esteve nos últimos dias”, prossegue.

“Trabalhamos muito pelo nosso estado e o legado do PP precisa ser respeitado, da mesma forma como temos nutrido respeito por todos os nossos aliados”, completa.

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário