O Major Anacleto França, Comandante do 8º Batalhão de Polícia – Porto Seguro/BA -, esteve presente nesta quinta (01) na Câmara de Vereadores, atendendo ao convite dos próprios edis. O objetivo foi explanar sobre a atual situação da segurança pública em Porto Seguro e estreitar a comunicação com os vereadores, na medida em que estes sempre têm questões policiais em suas pautas.
Em seu discurso, o Major afirmou que apesar do crime ter raízes parecidas em todo o Brasil, o modelo de segurança pública não pode seguir um padrão único, vez que nossa cidade tem peculiaridades que reclamam políticas públicas específicas. Continuando, explicou que apesar de serem distritos, Arraial, Pindorama, Vera Cruz e Trancoso possuem proporções maiores do que muitos outros municípios na Bahia, fato este que desafia e torna mais complexa a gestão da segurança. Outro problema que se impõe, é o baixo número de policiais, que hoje conta com 150 efetivos. O Major França, que estava acompanhado do Sargento Garcia, esclareceu ainda, que o principal trabalho da Polícia Militar é de caráter preventivo e não de combate ao crime. “Polícia eficiente é aquela que previne o crime”, acrescentou.
Nos dias contemporâneos, onde a evolução sem precedentes da sociedade moderna aponta para índices de criminalidade alarmantes, acompanhados do aumento populacional e da urbanidade desenfreada, a sensação de segurança ou de se estar seguro é tão importante quanto a atuação de fato da polícia.
O Major tem desempenhado um trabalho reconhecidamente satisfatório. Há muito a se melhorar, não nos enganamos. Os números de homicídios, roubos, furtos, índices do tráfico de drogas, violência urbana, etc, ainda são inaceitáveis. Porém, muito se melhorou desde que o Major França assumiu o comando da polícia local. Sempre solicito, a aproximação com a comunidade e o diálogo constante caracterizam sua gestão.