IFBA, UNEB e UFSB voltam a dominar os debates na Câmara

Mais uma vez os cortes anunciados pelo Governo Federal nas Instituições Federais de ensino ocuparam os debates na Câmara de Vereadores de Porto Seguro.

A sessão realizada hoje,23/05, além dos agradecimentos de praxe, repetitivos e bisonhos à prefeita Cláudia Oliveira, por estar, pontualmente, cumprindo o seu papel de gestora, teve como destaque os pronunciamentos dos vereadores, que destacaram a sessão solene realizada na última terça-feira, 21/05, e voltaram a defender uma educação de qualidade, se posicionando contra os cortes no orçamento das instituições de ensino em todo o Brasil.

O vereador Bolinha, que anunciou ter estado com professores e direção do IFBA local, lembrou que esses cortes vêm acontecendo desde 2015 e que não se lembra de ter ocorrido manifestações, naquele momento, contrárias aos cortes, insinuando uma reação partidária ao governo de Jair Bolsonaro, mas reconhecia que, no momento, e de acordo planilhas apresentadas pela direção do Instituto , os percentuais do corte anunciado, inviabilizam o funcionamento da Instituição e que se torna necessária uma mobilização nesse sentido.

Sessão presidida pelo vice, Lázaro Axé Moi

Já o vereador Élio Brasil, que antes do seu pronunciamento foi precedido pelo canto do hino nacional puxado pelos operadores do transporte alternativo presentes na sessão, destacou a realização da sessão solene, de onde foi produzida uma moção contrária aos cortes, elaborada por todos os presentes, e que a mesma já foi encaminhada ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) e aos 39 deputados federais representantes do Estado da Bahia no Congresso Nacional.

O vereador destacou também o impacto negativo que provocaria na economia do município com fechamento destas instituições. “Seriam milhares de desempregados nessas três instituições”, lembrou o vereador.

Destacando a qualidade do ensino do IFBA, cujos alunos sempre foram destaques no ENEM, o vereador relatou, especialmente, o caso da aluna Juliana, filha de um casal de origem humilde de Porto Seguro, e que hoje cursa o curso de Economia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), um dos melhores centros universitário do país.

Destaque também na sessão para o vereador Bibi Ferraz, que manifestou seu total repúdio a um “desfile” promovido pela AMPARA (Associação Mato Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção) em parceria com a (CIJ), Comissão de Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Mato Grosso (OAB-MT) que levou crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 17 anos, a desfilarem no Shopping Pantanal, em Cuiabá, em busca de famílias adotivas. A iniciativa chocou psicólogos e diversos setores da sociedade.

Igualmente ao vereador Bibi, o advogado e escritor Eduardo Mahon, comparou o “desfile” a uma feira de escravos freqüentada por latifundiários em busca de “trabalhadores”, os quais avaliavam pelo porte e pelos dentes.

Por fim, o vereador Nido, reivindicou dos pares sua nomeação para o Fundo e Conselho Municipal de Requalificação da Orla Sul do município, de acordo projeto de lei nº 017/2019,  do executivo municipal, encaminhado para leitura na sessão de hoje, em função do mesmo vir realizando reuniões com discussões, já a algum tempo, com representantes da sociedade envolvidos na questão.

A sessão foi presidida e eficientemente conduzida, pelo vice-presidente, Lázaro Axé Moi, em função  de viagem para tratamento de saúde da presidente Ariana Prates.

Veja a entrevista do vereador Lázaro Axé Moi:

destaque
Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Marcos

    Governo não fez nenhum corte,e sim contingenciamento uma coisa totalmente diferente. Corte foi feito no governo estadual e ninguém fala nada.