Um comunicado da Federação Brasil da Esperança, que reúne os partidos PT, PC do B e PV restringiu a filiação de políticos com mandato em quaisquer um dos partidos federados para a disputa das eleições municipais de 2024.
A decisão atinge prefeitos e vereadores que desejam disputar a reeleição, mas que querem mudar de partido, filiando-se a outras legendas, especialmente ao PT, PC do B e PV que se uniram numa federação partidária.
O comunicado, no seu item 4, afirma que pré-candidatos a vereador/a com mandatos em outros partidos só podem se filiar a partidos da FBE caso haja debate prévio na Federação local que conclua pela aprovação da filiação, o que significa que eventuais filiações sem passar pelo crivo da FBE não terão candidaturas asseguradas.
Além dessa restrição, o comunicado garante aos vereadores que já detêm mandatos, prioridade como postulantes à candidatos/as da FBE.
No caso de Porto Seguro, o único vereador com mandato da FEB, é o líder do governo, Robson Vinhas, portanto, cabe a ele a palavra final sobre novas filiações de políticos que já têm mandato e que pretendem disputar a reeleição. Uma ducha de água fria em alguns vereadores que já estavam de “mala e cuia”, para ingressarem no PT (legenda do governador), PC do B e até mesmo no PV, e que agora terão que reavaliar suas decisões.
O vereador Robson Vinhas é só alegria.
Veja o comunicado da FEB abaixo: