A ex-prefeita e Deputada Estadual, Cláudia Oliveira realizou na semana passada, com muita pompa e estardalhaço, uma doação, via governo do Estado, de um raio X à Unidade de Saúde de Trancoso, distrito de Porto Seguro. A ação da pré-candidata à Prefeitura de Porto Seguro chamou a atenção da administração e dos agentes políticos, não pelo significado e a importância do equipamento para a população, mas pelo trâmite do gesto, que ignorou e atropelou a gestão, sem comunicar as autoridades municipais de saúde, a quem cabe a responsabilidade de gerir o patrimônio do setor.
É de conhecimento de todos que o funcionamento deste tipo de equipamento requer funcionário especializado e ambiente adequado. Assim, para que seja possível utilizar o raio X, se faz necessária a adequação à estruturação de sistemas nacionais de proteção radiológica. Sem os acessórios corretos, os procedimentos podem se tornar arriscados e até mesmo perigosos. Além de uma sala projetada especificamente para isso, há uma série de procedimentos que devem ser considerados.
Dito isto, não fica nenhuma dúvida de que a ação da pré-candidata foi sem planejamento, inconsequente e puramente eleitoreira, sem nenhum resultado prático para a saúde do município.
Vale lembrar que, durante sua gestão, a ex-prefeita recebeu uma doação de equipamento de raio X, de última geração, feito pela Veracel, no início do seu mandato e que nunca foi instalado; ficaram encaixotados durante anos, só vindo a ser instalados na gestão Jânio Natal. (relembre aqui)
A negligência foi objeto e conteúdo de diversas matérias no Jojô Notícias.
Portanto, a população deve ficar atenta e desconfiada com essas generosidades às vésperas da eleição motivadas por projetos pessoais e, sobretudo, desrespeitosas e acintosas à inteligência e saúde da população.