“Dez Dólar da Marmitex”, “Pof Pof” e “Esculacho do Forró”: registro de candidaturas chamam atenção em Porto Seguro

O Jojô Notícias fez um raio X dos candidatos a vereador de Porto Seguro para essas eleições e encontrou, como sempre acontece,  nomes pitorescos e folclóricos na disputa para o Legislativo Municipal.

Dez Dólar da Marmitex(PDT), Esculacho do forró(PT), Papai Noel(PDT), Galelo Quebra Côco(PDT), Nanico (Podemos), Bergão do Pão (PT), Xuxa da Lotação (PT), Cueca Gás (Rede), Pof Pof (PDT), Meu nome é Neia (Avante), Domingão do Leite (PC do B) e Tio Hulck (PT) foram eleitos pela nossa redação como os mais divertidos dessas eleições.

Mas não é só pelo nome que os candidatos chamam a atenção, a sua função social também o estabelece na disputa. Nesse sentido, são 13 candidatos que utilizaram o título de “professor (a)” no registro de sua candidatura e mais 12 que se dizem “pastor(a)”. Também foi registrado “apóstolo”, “presbítero”, “bispo” e “adventista”. Desta vez, não teve “padre”.

O setor de transporte da cidade está muito bem representado, o que não falta é fulano da van, do táxi, do frete e da lotação. Também não faltam ciclano ou ciclana do salão, da saúde, do povo, da vigilância, entre outros.  As baianas do acarajé estão representadas por Fafá (PDT) e Tânia (Avante). São cinco candidatos que levam a etnia indígena como alcunha e dois que levam a patente de sargento.

Levando em consideração os mandatos coletivos, nossa reportagem apurou o número de 260 homens e 132 mulheres, sendo Van Borges (PSOL), que é representante de um mandato coletivo, a única candidata transexual na disputa.

Os partidos PT, PSDB, Podemos, PSL, Rede, DEM, PSC, PROS, PMB, PTC, PL, Avante, Republicanos, PDT e PC do B tiveram 20 ou mais candidatos registrados até o limite máximo estabelecido de 25.  

Agora eleitor fica a seu cargo, e brincadeiras a parte, ter em sua consciência aquele que, independente do nome que foi registrado sua candidatura, possa representá-lo na Câmara Municipal, na criação das leis e na fiscalização do Executivo, tarefas atribuídas ao vereador.  

destaque
Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Sebastião

    Mais um ano, mais um mandato de candidatos incompetentes sem rumo sem programa, sem plano de governo que demonstre qualquer menção de alavancar o progresso, seja, social, de obras, economicos ou, simplesmente de trabalho sério em prol do desenvolvimento do município. Agora é tudo uma gracinha! Depois, começa a jogatina mercenária entre executivo e legislativo. E a sociedade no meio do campo de guerra, fica a ver navios sem participar do processo politico. Abandonada às traças, sem empregos, sem infraestrutura, sem educação, sem saúde, sem obras, sem projetos nem resultados para a população. A mercê de turistas pobres que aqui vem de todo Brasil com estadias e passagens aéreas que custam 12 parcelas de 68 reais e as comlanhias que atocham de turistas quase mendigos destroem a cidade e o ganha pão dos moradores que só tem chance uma vez por ano na alta temporada mas todo esse dinheiro nai fica um centavo na cidade. É pura exploração das belezas e de um povo que sofre e nada tem em troca. Mais 4 anos de atraso absoluto e somos obrigados a assistir ao circo de espetáculos do governo municipal. De mentitas, propinas, vendas de votos de projetos de uiteresses pessoais do governo, e vereadores que outrora eram combatentes, combativos e austeros, na camoanha, se vê estes mesmos homens fazendo festinhas de comemoração de uma boa venda de votos em troca de uma boa e gorda propina e assim, passam 4 anos a serviço de pomposas propinas a encher seus bolsos. Depois, tem o momento de glória, a venda dos votos para aprovação das contas do prefeito que nunca sao rejeitadas pelo plenario do legislativo pq o cofre passa antes. Só o MP e o TC Tribunal de contas rejeitam essas contas. E assim, se vai mais um capitulo triste de uma estoria de lesão ao povo, que ainda assim, com tudo isso, ainda lambe as botas dos seus líderes politicos. É um povo imprestável, gado magro, Neste último mandato o patrimonio de porto Seguro foi quase 70 por cento passado gratuitamente para EUNÁPOLIS lotes, hoteis, pousadas, fazendas, empregos roubados da população local, enfim, mais um paraquedista desce em Porto destrói seu povo, seu patrimônio e seu território e vai embora milionario. O povo lambedor de botas de políticos recebe de braços abertos outros que chegam e que ja provaram que pra nada servem a nao ser surrupiar o patrimonio da cidade e o proprio povo que o acolhe, eternas vítimas! E, assim, segue a via crucis politica da tâo amada e tão robada e surrupiada Porto Seguro! Até quando? Resposta: “para todos os séculos e séculos sem fim, amém!”. Deus tenha piedade dessa linda cidade.