A sessão desta quinta-feira, 23/08 da câmara de Porto Seguro, foi marcada por citações de ciúmes entre os pares, agradecimentos e parabéns de praxe, e um discurso inflamado em defesa da candidatura à presidência do ex-presidente Lula.
Os relatos de ciúmes ficaram por conta do vereador Rodrigo Borges que, sem citar nomes, especulou que foi avisado por um colega, que ouviu de outro vereador, que não entendia porque os pleitos do vereador Rodrigo, junto ao executivo, eram todos atendidos. Em resposta à manifestação explícita de ciúme, o vereador rebateu dizendo que não era um vereador “calango”, que concorda com todas as iniciativas do executivo. “Todas as minhas ações são a favor do povo, não legislo em causa própria”, destacou o vereador, e completou: “A credibilidade é uma questão de caráter”.
Os vereadores Cacique Renivaldo, Robério Moura e Nido, agradeceram ao executivo pelo início dos serviços de manutenção nos bairros e distritos da Orla Sul, sendo que o vereador Nido além de comunicar uma reunião em que esteve presente, com a comunidade de Sapirara, citou um abaixo-assinado das comunidades dos bairros Maria Viúva e Mirante do Rio Verde, em Trancoso, solicitando a pavimentação do acesso a esses bairros, não só pela questão da lama e da poeira, mas, sobretudo, pela segurança das cerca de 600 crianças que por ali circulam em direção à escola Instituto Trancoso.
Já o vereador Robério acrescentou ao seu pronunciamento, a indignação com a empresa de transporte de passageiros, “Viação Porto Seguro”, pela má qualidade dos veículos em operação. “São carros de 2001 e 2002, quando a legislação exige uma frota de 2010”, denunciou o vereador.
O vereador Lázaro cobrou da Secretaria que cuida do ordenamento do transito na cidade, presença maior nos bairros, especialmente no “Baianão”, onde, segundo ele, os motoristas fazem o que querem. Lamentou a ausência de faixas para pedestres nos arredores do SESC, no bairro Parque Ecológico, e lembrou que, antes de qualquer cobrança a qualquer secretaria, primeiramente ele comunica a secretaria responsável pela demanda e, não sendo atendido, é que usa a tribuna da Casa para a solicitação.
Por fim, o vereador Élio Brasil, muito emocionado, fez uma defesa enfática dos governos Lula e Dilma. Citou os benefícios conquistados pelo município com essas administrações, nomeando o IFBA, a UFSB, as UPAS e as 4000 casas do projeto “Minha casa Minha vida”, como demonstração do compromisso social desses governos. O vereador condenou a postura de candidatos que negam a política e finalizou comentando: “Temos que pensar na responsabilidade do voto”.