O processo eleitoral para escolha de prefeito e vereadores na cidade de Porto Seguro está em pleno andamento, com os prazos se acumulando e faltando pouco mais de 8 meses para as eleições. Nesse momento, já não há mais dúvidas sobre os principais postulantes ao cargo de prefeito do município.
O principal e favorito é o atual prefeito Jânio Natal (PL), que além de possuir uma trajetória vitoriosa em disputas eleitorais, conta com a vantagem da máquina administrativa ao seu favor. Essa vantagem faz uma grande diferença na campanha e na conquista de votos. Além disso, o prefeito conta com um cardápio de partidos diversificados e, segundo assessores, vem se dedicando com afinco para apresentar uma seleção de candidatos a vereadores pujante e com grande densidade eleitoral.
Outra candidata de destaque é a ex-prefeita e deputada estadual, Cláudia Oliveira (PSD) que, embora tenha contra si, o fardo de investigações no âmbito de operações desencadeadas pela PF, mas ainda sem desdobramentos que comprometam sua candidatura, promete entrar na disputa com sua garra peculiar e com o apoio do grupo articulado por seu marido, Robério Oliveira, um experiente político que já ocupou a posição de prefeito por três vezes na cidade vizinha de Eunápolis. Cláudia também pode contar com o apoio do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), que, inclusive, já se manifestou sobre seu apoio, o que a torna uma concorrente que não pode ser ignorada, tampouco minimizada, em nenhuma hipótese.
Uma terceira via surge nesse cenário eleitoral, representada pelo mega empresário Luigi Rottuno (PSDB). Ele se respalda em seu forte e surpreendente desempenho no último pleito, quando obteve mais de 12 mil votos. Desde então, Rottuno tem realizado ações afirmativas em todo o município, estreitando relações com associações e organizações sociais, além de divulgar constantemente suas propostas de forma bem elaborada nas redes sociais.
O PSOL, através do combatente e obstinado Chico Cancela, pode apresentar sua candidatura, mas nada ainda confirmado pelo grupo.
Portanto, o pleito na Terra Mãe do Brasil certamente se concentrará nesses quatro personagens acima. Embora haja algumas especulações sobre outros possíveis candidatos, é provável que suas chances sejam consideradas mínimas, inexistentes ou até mesmo candidaturas “laranjas”, de fachada, para beneficiar e/ou prejudicar, um ou outro candidato.
O cenário descrito acima é irreversível e é dele que deve sair o próximo prefeito/a do município de Porto Seguro.