Manutenção e reparos de vias; barracas de praias e criação do “Dia da Superação” foram os temas abordados na sessão da Câmara de Porto Seguro

A 14ª Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo da Câmara de Vereadores de Porto Seguro, realizada nesta quinta-feira, (10/11) trouxe, em quase sua unanimidade, pronunciamentos sobre a manutenção de vias, praças e trevos do município, tais como: tapa-buracos, iluminação, e recuperação de espaços e logradouros públicos, à exceção de questionamentos levantados pelo vereador Roló (PSC), e apresentação do feliz Projeto do Vereador Nilsão (PROS), que cria o Dia da Superação, que contempla pessoas viciadas em drogas.

O vereador Eduardo Tocha (PMB) abordou a situação dos trevos do ‘anel viário’, no Bairro Porto Alegre e no Bairro Mundaí, além dos trevos que dão acesso aos bairros Baianão e Cambolo, e que precisam de melhor iluminação, sinalização e obras de recuperação, no sentido de propiciar aos usuários maior segurança e melhor mobilidade àqueles que trafegam no local.

Charles Sena (PROS), Lucas Barreto (PMB) e Lia Arigatô (AVANTE) foram no mesmo enredo; o primeiro questionou a qualidade dos serviços de reformas efetuadas e o critério para a seleção das obras a serem contempladas. “Ruas e Praças estão sendo abandonadas em detrimento de outras que já possuem benefícios”, afirmou o vereador.

Lucas Barreto cobrou uma operação “tapa-buracos” na BR-367, na entrada da cidade, e pavimentação de ruas no Bairro Mirante, além de lamentar as mortes de moradores do bairro Paraguai, ocorridas neste final de semana.

A vereadora Lia Arigatô citou as ruas dos bairros Casas Novas e Paraguai, que segundo ela, precisam de uma intervenção urgente, especialmente na Ladeira do Paraguai, onde vem ocorrendo sucessivos acidentes, devido à ausência de equipamentos como corrimões e “guard-rails”, que gerariam maior segurança aos moradores e transeuntes na localidade. Lia também lembrou que o Centro de Zoonoses do município, mesmo realizando 20 castrações por dia, não atende a população animal que necessita do serviço. “Precisamos de um ‘castra-móvel’ com urgência, venho solicitando às autoridades sanitárias desde março deste ano”, pontuou Lia.

Em seu pronunciamento, o vereador Roló questionou a atitude dos proprietários de Barracas de Praias que, de forma ilegal, vêm cercando e ocupando as praias do município, cerceando o acesso de moradores e turistas às mesmas, como se fossem propriedade particular. O edil também se referiu à demarcação de faixas de pedestres por hotéis e restaurantes do centro e Orla da cidade, com reserva de vagas de estacionamento. “É inadmissível querer transformar espaços públicos em propriedades particulares; o município e órgãos específicos como a PorTran precisam reagir a esses abusos” desabafou o vereador.

Por fim, o vereador Nilsão obteve a aprovação e reconhecimento dos seus pares, pela sensibilidade do edil em apresentar um projeto que cria o “Dia da Superação” que contempla pessoas viciadas em drogas e que conseguiram se libertar deste flagelo, que atordoa toda a humanidade. O Projeto de Lei Nº 058/2022 aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes, em 1ª votação, deverá ser pautado na próxima sessão em 17/11 para segunda e última votação e encaminhado para a sanção do Executivo Municipal.

O vereador e líder do governo, Dilmo Santiago dispensou o uso da Tribuna alegando motivos de “força maiores”, sem maiores detalhes.

Faltaram à sessão os vereadores Bolinha (PSC), Van Van (PSD), Robinson Vinhas (PC do B) e Vinícius Parracho (UB).

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário