Com quórum no limite, Câmara de Porto Seguro retoma os trabalhos do 2º período legislativo

A Câmara de Vereadores de Porto Seguro realizou nesta quinta-feira, (04/08) a 1ª sessão do 2º período legislativo do ano de 2022.

os trabalhos foram iniciados com uma rápida e protocolar sessão solene com 11 vereadores dos 17 “edis” com assento na Casa. O primeiro a falar no “pequeno expediente” foi o representante da Orla Sul, vereador Reinaldo Farofa (PODE). Em seu pronunciamento o edil convocou a população de Trancoso e região para participarem da comemoração do ‘Dia dos Pais’, com a realização de um torneio em Trancoso.

Em seguida, o vereado Nilsão (PROS) cobrou da administração, especialmente do Secretário de Obras, Denisson, a reposição dos equipamentos da academia ao céu aberto; assim como a cobertura da quadra da Praça do Trabalhador no bairro Baianão que, segundo o vereador, foram retiradas do local, sem explicação dos motivos. O vereador também cobrou a finalização das obras do Cemitério da Paz, no Centro de Porto Seguro que, também de acordo o vereador, embora tenha recebido uma nova pavimentação, não foram feitos os meios-fios e a reforma do muro do estabelecimento.

O vereador Roló (PSC) ressaltou que, mesmo não sendo da competência do município, algo precisa ser feito no anel viário, na entrada da cidade, devido ao alto índice de acidentes naquele local. “É preciso tomar providências urgentes para se reduzir os atropelamentos e abalroamentos de veículos no trecho” disse o vereador.

O representante do PMB na Casa, Eduardo Tocha lembrou a necessidade de pavimentação e tapa-buracos nos bairros Vila Jardim, Mirante, Fontana e Cambolo, além de alertar ao Secretário de Serviços Públicos, a quantidade de manifestações que tem recebido de famílias moradoras do Bairro Mercado do Povo, principalmente as Próximas da UPA, sobre o volume do mato acumulado no local que requer uma roçagem e limpeza urgente. “Tocha” se referiu também à questão da iluminação pública no Assentamento Francisco Estrela, a 30 Km de Monte Pascoal, onde 29 famílias vivem no ‘breu’, a cerca de 16 anos.

O vereador Vinícius Parracho (UB) elogiou a iniciativa da administração municipal pelo diálogo e viabilização de estudos envolvendo o trânsito do distrito de Arraial d’Ajuda. “Parabenizo o prefeito pela nobre e feliz iniciativa em discutir com a sociedade arraiana as questões de educação no trânsito, estacionamento, ciclovias, criação de um anel-viário, que, se implantadas resultarão em melhorias significativas na localidade. Esses estudos propiciam diagnósticos e técnicas que desafogam o trânsito e protegem o pedestre” completou Vinícius.

Lia Arigatô (AVANTE), que se qualificou nos períodos legislativos anteriores, como a voz da causa animal e dos idosos no município, lembrou da necessidade de campanhas públicas conscientizando a população de que manter a cidade limpa é uma atividade da administração municipal, mas com a colaboração e participação dos moradores.

O vereador e líder do governo Dilmo Santiago (PL), tranquilizou seus pares sobre as questões levantadas, sobretudo às que se referem à pavimentação, anunciando, a partir de 15 de agosto a locação de 35 milhões de reais destinados ao pavimento sextavado de ruas de distritos e bairros.

“Além disso, dos 100 milhões do empréstimo aprovado nesta Casa, 50 milhões serão destinados especificamente à pavimentação de ruas no município”, enfatizou o líder de governo.

Por fim, a vereadora e presidente da Casa, Ariana Prates (PL) se dirigiu aos guardas municipais, que compareceram em grande número na sessão desta quinta, prometendo aos mesmos a aprovação de um Projeto de Lei Municipal, já em discussão com o executivo, que contemple um ‘plano de cargos e salários’ e o pagamento do adicional de periculosidade, no valor de 30% para a categoria. “Este adicional já foi aprovado em lei anterior, mas não está sendo repassado”, disse a presidente.

A presidente também agradeceu a administração municipal pelo atendimento aos pleitos que dizem respeito à reforma da Praça, roçagem e coleta de lixo na localidade de Agrovila.

Estiveram ausentes da sessão os vereadores Pepo da Van (PODE) e Charles Sena (PROS), que justificaram e os vereadores Dr Anderson (PODE), Van Van, Lucas Barreto (PMB) e Saulo da Distribuidora (AVANTE), sendo que  este último, se fez presente no meio da sessão.

Veja abaixo o momento solene da abertura dos trabalhos:

 

 

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário