Ainda em reforma, Câmara retoma os trabalhos do 1º período legislativo de 2024

A Câmara de Vereadores de Porto Seguro retomou nesta quinta-feira, (8/02) os trabalhos legislativos do ano de 2024.

Ainda passando por reformas estruturais severas, após um susto com um estrondo na laje que assustou a todos presentes no plenário, a sessão desta quinta teve presença restrita e reduzida, devido aos fatos acima mencionados.

No plenário foram realizadas três sessões consecutivas; uma solene, de abertura dos trabalhos, e duas ordinárias para votação de um projeto do executivo que versava sobre autorização para construção subterrânea, e outro Projeto de Lei do legislativo, de autoria do vereador Robson Vinhas, que homenageava uma professora falecida com o nome de uma escola.

Da tribuna, os vereadores se revezavam em pronunciamentos saudando o retorno das atividades e desejando sorte uns aos outros e, um embate entre a oposição e a bancada do governo sobre o projeto do executivo, acabou sendo o destaque da reunião.

Os vereadores da oposição, Bolinha (PSC) e Vinícius Parracho (UB) criticaram o teor do projeto que, segundo eles, pode prejudicar o sítio histórico e pesquisas arqueológicas em Porto Seguro, enquanto o líder do Governo, Robson Vinhas (PC do B) e pares da bancada, sustentavam a importância da aprovação do projeto com argumentos de mobilidade urbana e espaço territorial.

Ao final o projeto foi aprovado, já em duas votações, com a promessa do Vereador Vinícius Parracho de judicializar a questão, por considerar que o projeto atropela o Plano Diretor do município e tem características de inconstitucionalidade.

 

Os vereadores Nilsão (PROS) e Charles Sena (PROS) denunciaram e criticaram, com muita ênfase e ironia, pré-candidaturas que vêm tendo posturas de vereadores com mandatos, insinuando, inclusive, que determinados benefícios nos bairros tem sido indicações deles. A revelação deixou os edis estupefatos e abismados com tamanha insensatez.

Por fim, o vereador e presidente da Casa, Dilmo Santiago se referiu ao trabalho dos ambulantes da Passarela da Cultura, lembrando seu passado nesta profissão; destacou a má qualidade dos serviços de transporte coletivo da cidade, ressalvando que esse gargalo é antigo e anterior à gestão municipal atual, com contratos celebrados em gestões anteriores; criticou as notícias falsas sobre liberação de alvarás de taxis e alternativos no município, e conclamou a imprensa local para uma campanha de conscientização e engajamento sobre o descarte do lixo na cidade.

O Secretário da Casa Civil, Josemar Siquara, representou o prefeito Jânio Natal na abertura dos trabalhos, e leu a tradicional mensagem do executivo ao legislativo, destacando e enumerando as realizações da administração, anunciando novas obras e intervenções, e agradecendo a parceria efetiva entre os dois poderes que propiciaram avanços e conquistas valorosas para a comunidade.

Não compareceram à sessão os vereadores Dr. Anderson (PODE), Nido (PSD) e Saulo da Distribuidora (AVANTE)

 

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário