A 2ª sessão ordinária do 2º período legislativo do ano de 2019, e que aconteceu nesta quinta-feira, 22/08, registrou a presença ilustre do prefeito e do chefe de gabinete, da cidade portuguesa de Belmonte, Antonio Pinto Dias Rocha e João Morgado, respectivamente.
Fazendo uso do parlatório, o executivo português destacou o laço e as afinidades que unem os municípios de Porto Seguro e Belmonte, sendo esta a terra natal do navegante português e comandante das caravelas, Pedro Álvares Cabral, que aqui aportaram em 22 de abril de 1500.
Antonio Pinto Dias foi agraciado pelos indígenas presentes na sessão, em nome do povo pataxó, com uma bela lança artesanal, confeccionada em madeira, pelas mãos do recém nomeado Secretário de Assuntos Indígenas do município, Zeca Pataxó. Em retribuição, o prefeito belmontense, ofertou à presidente da Câmara, Ariana Prates, uma réplica do castelo em Belmonte, onde o descobridor viveu, e uma bandeira da cidade portuguesa de Belmonte.
Finalizando seu pronunciamento, o prefeito reafirmou a crença no fortalecimento das relações entre as cidades e ressaltou que os povos da Costa do Descobrimento que visitar a cidade portuguesa, não serão tratados como turistas, mas sim como irmãos.
Alguns vereadores fizeram uso da palavra, no “Pequeno Expediente”, com destaques para o vereador Lázaro, que lembrou da sua viagem à China que culminou com um convênio de “cidades irmãs”entre a cidade chinesa de Kunming e o município de Porto Seguro (leia aqui); o pronunciamento de Élio Brasil, que apelou ao representante português para alocação de recursos no seu país e na Europa, para construção de um centro esportivo indígena no município, e do vereador Nido, que anunciou a boa-nova, como resultado de uma semente plantada em 2017 , na implantação do curso de turismo na cidade de Porto Seguro. De acordo o vereador, a confirmação do funcionamento do curso, já para o ano de 2020, pode estar sendo anunciada nos próximos meses, após reunião já agendada com o Diretor da UNEB em Eunápolis, Wilson Araujo.
Em seu discurso, a prefeita municipal, Cláudia Oliveira, também presente na sessão, agradeceu a visita do prefeito português, discorreu sobre a beleza histórica da cidade de Belmonte, vivenciada em uma visita realizada recentemente, repetiu seu discurso político/eleitoral, anunciando o maior pacote de obras que o município de Porto Seguro jamais viu, e prometeu ao visitante retornar à cidade de Belmonte nos próximos dois anos.
Só não ficou claro no discurso da prefeita, a garantia da transparência e licitude nas licitações do pacotão de obras prometidas; se as empresas da “ciranda da propina”, flagradas nas investigações da Polícia Federal irão participar da farra, e de que forma que ela vai viajar para Portugal, Já que o seu passaporte e o dos prefeitos “fraternos” de Cabrália e Eunápolis, Agnelo Santos e Robério Oliveira, respectivamente, encontram-se em poder do Ministério Público Federal, confiscados.