Ameaça: O Rio dos Mangues clama por socorro!

Saiba porque o Rio que abastece a cidade de Porto Seguro está ameaçado.

Dizem que poucas coisas se comparam à força da água. Mas seria ela forte o bastante para resistir ao descaso do poder público? A reportagem do Jojô Notícias, após receber denúncias, foi ao Rio dos Mangues conferir a situação das águas mais importantes da cidade de Porto Seguro. É lamentável as condições em que se encontram as margens do Rio: desmatamento, lixões ao longo do curso, frequentes ateios de fogo, construções irregulares, etc. A fiscalização é absolutamente zero, qualquer um faz o que quer. Lorisvaldo Souza de Jesus (48), conhecido como Tuca, Presidente da Associação Comunitária de Agricultores União e Força (ACAUF), se queixa que nenhum órgão público fiscaliza o Rio, e que o desmatamento ao longo das margens já provocou a diminuição considerável do nível de água nos últimos anos. Acrescentou que já procurou por diversas vezes a Secretaria de Meio Ambiente, mas nunca obteve apoio, nem sequer para fixar placas que inibam atividades irregulares no local. O Rio, cujas nascentes estão (em sua maioria) localizadas no Assentamento Imbiruçu de Dentro, passa por detrás da Vila Parracho, onde a expansão urbana é desgovernada, acabando por ocasionar o avanço humano sobre as margens do Rio.

Por que é importante?

É do Rio dos Mangues que a EMBASA capta a água para o abastecimento de toda a população de Porto Seguro. Existem propriedades rurais que captam água do rio para irrigação de suas plantações. Preservar o Rio, suas nascentes, bem como suas margens, é de interesse de cada cidadão Porto Segurense.

Qual a solução?

A Lei Municipal nº1023/12, de autoria do então Vereador Marcos Aurora, estabelece o Horto Municipal Rio dos Mangues, bem como institui como finalidade a recuperação e proteção de sua mata ciliar. Onde está a Secretaria de Meio ambiente para fazer valer esta Lei que já está em vigor há mais de cinco anos?

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário