Queijos produzidos na Bahia se destacaram no VI Prêmio Queijo Brasil, evento nacional que reuniu queijistas, comerciantes, consumidores, jornalistas, chefs de cozinha e donos de restaurantes de todo país na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, entre os dias 7 e 9 de julho.
O evento premiou os melhores queijos produzidos no país, entre eles, 36 fabricados na Bahia, que obteve quatro medalhas de ouro, 10 de prata e 22 de bronze. Os produtos premiados podem ser encontrados no Mercado do Rio Vermelho (MRV), gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
O Laticínio Trevo dos Búfalos, localizado em Porto Seguro, tem recebido grande destaque no mercado de queijos artesanais. Sua produção exclusiva de queijos de búfala tem atraído consumidores e especialistas, que reconhecem a qualidade e o sabor diferenciado dos produtos.
A participação do Trevo dos Búfalos no Festival de Queijos em Blumenau, Santa Catarina, considerado um dos mais importantes eventos do setor no Brasil, onde os melhores queijos do país são reunidos para serem degustados e avaliados por um júri especializado; foi cercada de grande entusiasmo e expectativa.
O Laticínio Trevo dos Búfalos apresentou seus queijos artesanais feitos a partir do leite de búfalas criadas em pastos livres e com uma alimentação saudável. A empresa preza pelo bem-estar animal e pela qualidade da matéria-prima utilizada em sua produção que, até linha de cosméticos desenvolveu com produtos derivados do leite de búfalas.
Ao longo do festival, os queijos do laticínio foram submetidos a degustações às cegas, onde especialistas, chefs de cozinha e formadores de opinião puderam avaliar o aroma, sabor, textura e apresentação de cada produto. A expectativa era grande, já que a concorrência era acirrada e a qualidade dos queijos apresentados era excepcional.
Com grande orgulho, o Laticínio Trevo dos Búfalos conquistou dois prêmios importantes durante o festival. O queijo frescal de búfala recebeu a medalha de Prata, e o queijo Burrata e Nozinho conquistaram a medalha de bronze
O evento promovido pela Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros, o VI Prêmio Queijo Brasil teve 1065 queijos inscritos, provenientes de 18 estados e 199 cidades, com 975 avaliações criteriosas realizadas por 60 jurados.
Esses reconhecimentos foram resultado do trabalho duro, comprometimento e amor pela produção de queijos de qualidade. “O Prêmio Queijo Brasil 2023 é motivo de muita alegria e orgulho para a Bahia e para a família Cangussú, tendo à frente o patriarca, Hélio Cangussú com sua receita e perseverança. A família agradece a todos que torceram e vibraram juntos, aos colaboradores, fornecedores, clientes e amigos Viva a mozzarella de búfala! Viva aos queijos baianos!”, destacou Roberto Cangussú, produtor/proprietário e diretor do premiado laticínio.
Essa premiação no Festival de Queijos em Blumenau foi um grande impulso para o Laticínio Trevo dos Búfalos, que agora tem seu nome firmado no mercado como um produtor de queijos reconhecido nacionalmente. Os prêmios são uma prova do cuidado e dedicação que a empresa emprega em cada etapa do processo de produção, desde a escolha dos ingredientes até a sua fabricação.
Para os consumidores que têm o prazer de saborear os queijos do Laticínio Trevo dos Búfalos, a premiação é a garantia de um produto de qualidade, com sabor único e feito com o máximo de cuidado e responsabilidade. É a certeza de que estão adquirindo um produto diferenciado e especial.
O Laticínio Trevo dos Búfalos e sua premiação no Festival de Queijos em Blumenau representa um marco importante para a empresa e sua equipe, que agora têm o reconhecimento merecido pelo excelente trabalho realizado. É o resultado de anos de dedicação, pesquisa e aprimoramento constante para oferecer o melhor queijo de búfala aos consumidores.
Frederico Texeira, vice-presidente da Associação Comer Queijo, que foi um dos jurados durante o processo de escolha, afirmou que a qualidade dos produtos baianos surpreendeu.
“A aceitação foi muito positiva, foi uma grande surpresa. Os jurados e as pessoas que estão no setor ficaram impressionados com alguns queijos”, comenta ele, que é proprietário da ‘Oxe! É de Minas’, loja que comercializa queijos artesanais brasileiros, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador.