A comunidade da Agrovila, distrito de Porto Seguro, vem enfrentando sérios problemas com a oferta de transporte coletivo entre a localidade e a sede do município. De acordo com o vereador Reinaldo Farofa, essa questão foi abordada em um requerimento apresentado à administração pública municipal, na sessão desta quarta-feira, (14/08).
O requerimento de número 197/24 destaca que o último horário programado pela concessionária responsável pelo transporte coletivo durante a semana é às 19 horas, e nos finais de semana, às 13 horas. Essa situação, segundo o vereador, prejudica os cerca de 10 mil moradores do distrito, que muitas vezes não têm condições financeiras de arcar com outras alternativas de transporte, devido ao alto custo.
“Essa realidade sacrifica a população da Agrovila, que fica praticamente isolada após os horários estabelecidos pela concessionária. Muitas pessoas precisam se deslocar para a sede do município por diversos motivos, como trabalho, estudo e atendimento médico, e não têm como retornar para casa após o último ônibus do dia”, afirmou o vereador Reinaldo Farofa.
Em seu requerimento, o vereador solicitou que a administração pública municipal notifique a concessionária de transporte coletivo para que seja inserido um horário após as 22 horas no itinerário entre Porto Seguro e Agrovila. Essa medida, segundo ele, é fundamental para atender às necessidades da população local.
“É inadmissível que uma comunidade com 10 mil habitantes fique praticamente sem opções de transporte público após as 19 horas durante a semana e às 13 horas nos finais de semana. Espero que a administração municipal tome as providências necessárias, notificando a concessionária, para resolver essa questão e garantir o acesso ao transporte coletivo para a população da Agrovila”, concluiu o vereador Reinaldo Farofa.
Ao final da sessão, o vereador ainda solicitou do presidente da Casa, Dilmo Santiago, a inclusão de um requerimento verbal, reivindicando iluminação com lâmpadas de LED na aldeia de Ibiriba e extensão da rede elétrica nas imediações da igreja Assembleia de Deus, também na aldeia de Ibiriba, em Itaporanga.
Veja o vídeo abaixo: